Suzano: Roseana revê indústria que ela implantou em ITZ

No quarto dia da primeira incursão da pré-campanha pelo interior do estado, a ex-governadora Roseana Sarney, PMDB, foi, ontem, pela manhã, à fábrica da Suzano Papel e Celulose, de Imperatriz.  Acompanhada do senador Edison Lobão; do ministro Sarney Filho, do Meio Ambiente; dos deputados federais João Marcelo de Sousa e Hildon Rocha, e do prefeito da cidade, Assis Ramos, ela pode rever o resultado de um grande esforço pessoal dela “em benefício da consolidação imperatrizense como importante polo industrial do Brasil” – disse, na saída da indústria.

A vinda da Suzano para Imperatriz, que a princípio se instalaria noutra localidade, onde já dispunha de área e de licença ambiental, revolucionou a economia do município. Na exposição que fez à ex-governadora e sua comitiva, o diretor Flávio Moura Fé, disse que a mais moderna e segunda maior planta de papel e celulose do mundo elevou a cidade da décima sexta para a segunda colocação do ranking das importadoras do Estado.

A Suzano de Imperatriz exporta para o Mundo cerca de U$ 580 milhões de dólares por ano; elevou o PIB, Produto Interno Bruto, que é a soma de tudo o que se produz, 75 vezes; dá 5.055 empregos diretos, 77% para pessoas da região, e ainda proporciona 4,8 indiretos para cada um direto; exporta 1,7 milhão de toneladas de celulose, e fabrica aqui mesmo papel higiênico com outras 60 toneladas, e, somente em 2017, pagou de ISS, Imposto Sobre Serviços, CR$ 74,5 milhões às prefeituras da região, mais de 90% disso para Imperatriz.

“São números impressionantes, sem os quais Imperatriz, cuja economia se baseava quase que apenas na prestação de serviços, do comércio, principalmente, hoje viveria a mercê dessas crises que vez por outra quebram regiões inteiras do Brasil. Orgulho-me muito de ter feito isso por Imperatriz, uma cidade que respeito muito pelas dimensões que alcançou e que sempre foi alvo da minha melhor atenção”, disse Roseana.

Em conversa com os diretores, o deputado federal João Marcelo extraiu que o atual governo maranhense, ao invés de tirar mais proveito das potencialidades da Suzano, faz é criar embaraços, inclusive com perdas para os cofres do Estado. Soube, por exemplo, que pela morosidade no licenciamento de novas áreas de plantio de florestas de eucalipto, a Suzano está expandindo essa atividade no Pará, que agra tem um governo muito mais ágil e interessado.

Como resultado, o governo do Maranhão se vê obrigado a pagar à Suzano pesadas quantias em devolução de tributos que nem arrecada. É que, pela chamada Lei da Kandir, há desoneração de tributos nas exportações. Como a Suzano exporta pelo porto maranhense, é o governo do Maranhão que retorna para o contribuinte a devolução dos impostos que estão sendo pagos pro Governo do Pará.

11 pensou em “Suzano: Roseana revê indústria que ela implantou em ITZ

  1. Devia penitenciar-se pela Bungue que foi se instalar em Uruçuí no Piauí . Oportunidade de ouro que faria diferença econômico-social em toda região.A exemplo desta, dezenas de outras também foram perdidas.

  2. Só a crédito vendo Suzano foi o governo federal essa mulher mente muito acordá maranhenses

  3. A Empresa SUZANO veio pela logística e estrategia que Imperatriz possui, mentirosa e vai afundar o MA caso ela ganhe

  4. LEMBREI AGORA DA FÁBRICA DA SKIN QUE POR PICUINHAS POLÍTICAS NAO SE INSTALOU EM PINHEIRO.
    E DA FÁBRICA DE VENTILADORES QUE ELA PROMETEU PRA CIDADE DE PINHEIRO TODA VEZ QUE IA EM CAMPANHA ERA UMA FÁBRICA DE ALGUMA COISA KKK QUE ELA LEVARIA PRA CIDADE. ENGANOU O POVO VENCEU AS ELEIÇÕES E NUNCA LEVOU FÁBRICA DE NADA PRA LÁ. A SUZANO FOI PRA IMPERATRIZ POR ESTRATÉGIA , NADA HAVER COM ELA IRIA PRA LÁ INDEPENDENTE DE QUEM FOSSE GOVERNADOR NA ÉPOCA . O POVO NÃO SE DEIXA MAIS SER ENGANADO

    • Concordo plenamente com você, ou visitar a fábrica de peças de veículos da Vila Maranhão que nunca saiu do papel..

  5. Esses Dinistas insistem em não querer ver o que o governo de Roseana trouxe para o Maranhão, muito desenvolvimento , se essa fábrica não fosse esforço da guerreira pra que o diretor de uma empresa igual a Suzano iria acompanhar Roseana nessa comitiva e ainda terceiro elogios. Agora o que esse comunista já fez para o Maranhão que até agora só vimos contratos camaradas, rombo na saúde, lista de servidores que ganham sem trabalhar, rombo na previdência do servidores públicos. Ainda bem que o atual prefeito dessa segunda maior cidade do nosso estado, Assis Ramos está apoiando a nossa Futura governadora. Kkkkkkkkk

Os comentários estão fechados.