No quarto dia da primeira incursão da pré-campanha pelo interior do estado, a ex-governadora Roseana Sarney, PMDB, foi, ontem, pela manhã, à fábrica da Suzano Papel e Celulose, de Imperatriz. Acompanhada do senador Edison Lobão; do ministro Sarney Filho, do Meio Ambiente; dos deputados federais João Marcelo de Sousa e Hildon Rocha, e do prefeito da cidade, Assis Ramos, ela pode rever o resultado de um grande esforço pessoal dela “em benefício da consolidação imperatrizense como importante polo industrial do Brasil” – disse, na saída da indústria.
A vinda da Suzano para Imperatriz, que a princípio se instalaria noutra localidade, onde já dispunha de área e de licença ambiental, revolucionou a economia do município. Na exposição que fez à ex-governadora e sua comitiva, o diretor Flávio Moura Fé, disse que a mais moderna e segunda maior planta de papel e celulose do mundo elevou a cidade da décima sexta para a segunda colocação do ranking das importadoras do Estado.
A Suzano de Imperatriz exporta para o Mundo cerca de U$ 580 milhões de dólares por ano; elevou o PIB, Produto Interno Bruto, que é a soma de tudo o que se produz, 75 vezes; dá 5.055 empregos diretos, 77% para pessoas da região, e ainda proporciona 4,8 indiretos para cada um direto; exporta 1,7 milhão de toneladas de celulose, e fabrica aqui mesmo papel higiênico com outras 60 toneladas, e, somente em 2017, pagou de ISS, Imposto Sobre Serviços, CR$ 74,5 milhões às prefeituras da região, mais de 90% disso para Imperatriz.
“São números impressionantes, sem os quais Imperatriz, cuja economia se baseava quase que apenas na prestação de serviços, do comércio, principalmente, hoje viveria a mercê dessas crises que vez por outra quebram regiões inteiras do Brasil. Orgulho-me muito de ter feito isso por Imperatriz, uma cidade que respeito muito pelas dimensões que alcançou e que sempre foi alvo da minha melhor atenção”, disse Roseana.
Em conversa com os diretores, o deputado federal João Marcelo extraiu que o atual governo maranhense, ao invés de tirar mais proveito das potencialidades da Suzano, faz é criar embaraços, inclusive com perdas para os cofres do Estado. Soube, por exemplo, que pela morosidade no licenciamento de novas áreas de plantio de florestas de eucalipto, a Suzano está expandindo essa atividade no Pará, que agra tem um governo muito mais ágil e interessado.
Como resultado, o governo do Maranhão se vê obrigado a pagar à Suzano pesadas quantias em devolução de tributos que nem arrecada. É que, pela chamada Lei da Kandir, há desoneração de tributos nas exportações. Como a Suzano exporta pelo porto maranhense, é o governo do Maranhão que retorna para o contribuinte a devolução dos impostos que estão sendo pagos pro Governo do Pará.
Devia penitenciar-se pela Bungue que foi se instalar em Uruçuí no Piauí . Oportunidade de ouro que faria diferença econômico-social em toda região.A exemplo desta, dezenas de outras também foram perdidas.
Só a crédito vendo Suzano foi o governo federal essa mulher mente muito acordá maranhenses
Será que ela vai trabalhar na suzano??
Queria que ela visitasse o pólo de confecções de Rosário….
Roseana é falsa demais. Bandidagem não volta mais.
A Empresa SUZANO veio pela logística e estrategia que Imperatriz possui, mentirosa e vai afundar o MA caso ela ganhe
Deve ser por isso que se instalaria em Porto Franco, antes da intervenção do governo
LEMBREI AGORA DA FÁBRICA DA SKIN QUE POR PICUINHAS POLÍTICAS NAO SE INSTALOU EM PINHEIRO.
E DA FÁBRICA DE VENTILADORES QUE ELA PROMETEU PRA CIDADE DE PINHEIRO TODA VEZ QUE IA EM CAMPANHA ERA UMA FÁBRICA DE ALGUMA COISA KKK QUE ELA LEVARIA PRA CIDADE. ENGANOU O POVO VENCEU AS ELEIÇÕES E NUNCA LEVOU FÁBRICA DE NADA PRA LÁ. A SUZANO FOI PRA IMPERATRIZ POR ESTRATÉGIA , NADA HAVER COM ELA IRIA PRA LÁ INDEPENDENTE DE QUEM FOSSE GOVERNADOR NA ÉPOCA . O POVO NÃO SE DEIXA MAIS SER ENGANADO
ELA DEVERIA IR VISITAR BACABEIRA E ROSÁRIO – LÁ ELA NÃO APRECE NEM MORTA?
Concordo plenamente com você, ou visitar a fábrica de peças de veículos da Vila Maranhão que nunca saiu do papel..
Esses Dinistas insistem em não querer ver o que o governo de Roseana trouxe para o Maranhão, muito desenvolvimento , se essa fábrica não fosse esforço da guerreira pra que o diretor de uma empresa igual a Suzano iria acompanhar Roseana nessa comitiva e ainda terceiro elogios. Agora o que esse comunista já fez para o Maranhão que até agora só vimos contratos camaradas, rombo na saúde, lista de servidores que ganham sem trabalhar, rombo na previdência do servidores públicos. Ainda bem que o atual prefeito dessa segunda maior cidade do nosso estado, Assis Ramos está apoiando a nossa Futura governadora. Kkkkkkkkk