Esta quarta-feira (14) foi mais um dia de chuvas intensas em São Luís em que a cidade sofreu com problemas de alagamentos. Nas redes sociais muitas reclamações da população, mas muitas vezes essa própria população joga contra si, como quando joga lixo nas ruas, o que entope galerias e bueiros por onde a água da chuva deveria escoar.
Mesmo com os nove Ecopontos implantados pela Prefeitura, a coleta domiciliar sendo feita de maneira regular e a ações de conscientização quanto ao descarte correto de resíduos, ainda há quem prefira despejar seu lixo de qualquer jeito. As pessoas jogam desde o papelzinho de bala até móveis e eletrodomésticos inteiros.
Esse lixo descartado irregularmente tem causado consequências graves para toda a população, como as enchentes. O Mercado Central, por exemplo, hoje mais uma vez alagou. Não surpreendentemente, quando a Prefeitura foi ao local para minimizar os danos causados pelo alagamento, as equipes retiraram uma grande quantidade de lixo – incluindo restos de construção civil – que estava indevidamente entupindo o sistema de drenagem.
E não é só no período da chuva que o trabalho de recolhimento desse lixo é feito. Durante todo os meses do ano a Prefeitura executa diversos serviços para prevenir alagamentos, como obras de drenagem e limpeza de galerias e canais. Mas a quantidade de lixo que é jogada todos os dias nas ruas da cidade anula o grande parte do esforço da Prefeitura de São Luís para manter a cidade em ordem no período chuvoso.
Só cobrar do poder público solução para os problemas não adianta se cada morador não fizer sua parte, afinal, se há direitos também é preciso cumprir com os deveres. Cuidar da cidade para evitar o surgimento de problemas urbanos é tanto responsabilidade do poder público quanto da população.
COm certeza, a população além de reclamar tem que ter uma maior consciência.
A prefeitura vem fazendo um bom trabalho de prevenção para diminuir esses alamentos que vem acontecendo em nossa cidade.
Que bom, e que mais ecopontos sejam instalados e as pessoas tenham consciencia de depositar o lixo no lugar correto