O deputado federal João Marcelo esteve reunido, na última quarta-feira (28) com o ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho; o senador João Alberto; a prefeita de Amapá do Maranhão, Tate, e seu esposo Demar; o prefeito de Godofredo Viana, Sissi Viana, e o prefeito de Carutapera, André Dourado. Durante a reunião foi discutida o Projeto de Fortalecimento da Cadeia Produtiva do Açaí.
O projeto Rede Açaí Sustentável que envolve os municípios de Amapá do Maranhão, Luís Domingues, Nova Olinda, Godofredo Viana, Cândido Mendes e Carutapera foi apresentado ao ministro Sarney Filho, e propõe a preservação e recuperação de áreas degradadas, onde a palmeira do açaizeiro é cultivada.
As ações estruturantes, desenvolvidas de maneira sustentável, vão beneficiar cerca de 4.800 pessoas que já estão vivendo do agro extrativismo do Açaí nos municípios beneficiados. “O projeto visa recuperar e preservar as florestas de açaí existentes. O açaí é um produto cada vez mais valorizado nos mercados brasileiro e internacional, com grande potencial de gerar emprego e renda para a população. A recuperação e preservação dessas áreas são de extrema importância para que possamos fortalecer a cadeia produtiva de forma cada vez mais sustentável”, destacou João Marcelo.
Também estiveram presentes na reunião os secretários de agricultura dos municípios de Amapá do Maranhão, João Baience; de Godofredo Viana, o Sr. Careca; de Cândido Mendes, Cleverson e de Carutapera, Zé Luís Pantoja. Além dos representantes e projetistas do Instituto Florar: Carlos Lima, William Rodrigues e Flávio Meireles.
O projeto é proposto pelo Instituto Florar de Desenvolvimento Rural, e concorre ao Edital 01/2017 do BNDES e com recursos provenientes do Fundo Amazônia.