O Ministério Público Federal no Maranhão (MPF/MA) recomendou aos organizadores do evento “Copa dos Amigos”, realizado no dia 22 de junho, que retirassem cartazes, placas, adesivos, bandeiras, banners, ou qualquer outro instrumento de divulgação do evento, inclusive na internet, que indiquem pré-candidatos como patrocinadores/apoiadores.
O vereador Osmar Filho (PDT) foi o responsável por divulgar o evento em seu perfil na rede social Facebook. No cartaz de divulgação constavam como apoiadores políticos os deputados federais Pedro Fernandes e Weverton Rocha, o deputado estadual Edivaldo Holanda, além de constar o nome do próprio vereador Osmar Filho como responsável pela realização do evento.
O evento envolveu significativa movimentação de recursos, de acordo com a divulgação. Foi anunciado o sorteio da quantia de R$ 1.000,00 a cada gol da seleção brasileira de futebol, a distribuição de brindes e a realização de atrações.
A partir disso, o Ministério Público Eleitoral recomendou que, além de retirar qualquer publicação em relação ao evento que indiquem pré-candidatos como patrocinadores, os organizadores devem se abster de difundir mensagens, falas, pronunciamentos durante a realização do evento, que configure exaltação ou promoção dos pré-candidatos, mesmo que com o título de apoiadores ou patrocinadores.
Outro lado
Em contato com o Blog do Gilberto Léda, Osmar Filho admitiu o equívoco na divulgação do evento, mas garantiu que as adequações foram feitas antes mesmo da expedição da recomendação pelo MPF.
Bem, faz sentido tal decisão tomada.