Reportagem da Folha de S. Paulo aponta que o governo Flávio Dino (PCdoB) foi um dos 13 que aumentaram o preço de referência sobre o qual incide o ICMS da gasolina após a greve dos caminhoneiros.
Com um detalhe: o Maranhão é um dos poucos – foram apenas três – que promoveram esse aumento sem diminuir a alíquota do ICMS sobre o óleo diesel.
“Maranhão, Piauí e Pernambuco aumentaram o preço de referência da gasolina, mas ainda não mexeram no diesel, apesar dos apelos do governo federal para que os tributos estaduais acompanhem a concessão dos subsídios”, diz a Folha de S. Paulo.
O ICMS dos combustíveis é cobrado sobre um preço de referência chamado de PMPF (preço médio ponderado final), que é definido pelas secretarias estaduais de Fazenda a cada 15 dias, de acordo com pesquisa nos postos.
Sobre esse preço incidem alíquotas que variam por produto e por estado.
Ainda de acordo com a Folha, desde o fim da paralisação dos caminhoneiros, 17 estados reduziram o PMPF do diesel, acompanhando a queda de preço provocada pelas subvenções concedidas pelo governo federal para encerrar a paralisação.
O Maranhão, não…
Leia aqui a íntegra da reportagem.
Vc esqueceu de falar do aumento dado na sexta pelo governo federal 1 % na gasolina… procurar passar a informação todas também é jornalismo.
que loucura
Ele quer é enganar a população. Isso não é jornalismo , Leda.
hein?
O governo federal fez sua parte ; os estados tem que seguir a redução de preço também. Mas acho difícil o Dino baixar. Quem não assisti diferentes jornais é bem difícil de entender as informações veiculadas.
Preço de combustível não é da ossada de governo estadual é do governo federal, passa a informação correta sem apelação e PERSEGUIÇÃO . Faz uma matéria aí mostrando que o grupo de comunicação globo acaba de nomear Flávio Dino como o melhor GOVERNADOR do Brasil. Será que você tem coragem .
Deixa eu te explicar uma coisa: o preço de referência do combustível, sobre o qual incide o ICMS (que é imposto estadual), é definido pelo governo estadual.
Mas, só para o bom exercício da lógica, admitamos que vc esteja correto e que o preço do combustível seja da “ossada do governo federal”. Me explique, então: pq os comunistas do Maranhão vivem comemorando o fato de o nosso estado ter a gasolina mais barata (ou menos cara) do país?
Pingback: Wellington do Curso diz que Flávio Dino “massacra população" ao aumentar preço da gasolina - Gilberto Léda