A Previdência estadual está operando “em regime de caixa”, é o que informa ao Blog do Gilberto Léda um gabaritado especialista em finanças públicas após as notícias dando conta da situação deficitária do setor no Maranhão.
Segundo ele, com a retirada de R$ 440 milhões que estavam investidos em fundos no Banco do Brasil (reveja), o Fepa/Iprev não conta mais com “sobras” aplicadas e o que se arrecada mensalmente não é o suficiente para cobrir as despesas com benefícios.
“Os R$ 440 milhões retirados do Fepa são o restante dos recursos que estavam investidos. Com essa retirada, o fundo vai funcionar em regime de caixa e o que arrecada por mês não vai dar para pagar a folha”, explica.
Outro lado
O Governo do Estado foi procurado para comentar o assunto e encaminhou a seguinte nota.
“O Instituto de Previdência dos Servidores do Estado do Maranhão (Iprev) informa que o pagamento dos aposentados e pensionistas segue garantido. O Iprev explica que o resgate dos valores aplicados em fundo aberto com carência é parte das ações de fortalecimento da previdência dos servidores, que prevê a aplicação dos recursos em fundos de maior liquidez, conforme legislação específica. O Instituto reforça, por fim, que o Fundo Estadual de Pensão e Aposentadoria (Fepa) possui patrimônio composto por ativos financeiros e imobiliários.”
É esse que os maranhenses escolheram para governar o Maranhão de todos nós
Eai
Não vão atacar o G1 dinovo?
Só mentira desse governo desastroso tão falindo o fepa
Quando usam o termo “Operando em regime de Caixa”, na realidade é que,torraram os 400 milhões que sacaram do fundo de previdência dos aposentados para pagar fornecedores da saúde, que iam parar, alguns com até 8 meses em atraso.
Regime de caixa quer dizer que o tesouro estadual vai pagar os aposentados, acontece que a receita não cobre, até dezembro os pagamentos do estado vão entrar em colapso e vai parar tudo.
Graças a arrogância de FD que gastou demais e vai quebrar o estado do Maranhão, que recebeu com as contas em ordem e dinheiro em caixa.
Cade o nome do especialista gabaritado? è o Próprio Blogueiro
Agora compara a situação do RJ com a do Maranhão pra vê quem está lascado,o Maranhão segue avante.
Pingback: Braide revela baixa de rendimentos da Previdência do Maranhão - Gilberto Léda
Só necessitamos de transparência conforme a lei da transparência