O deputado estadual Duarte Júnior (PCdoB) defendeu hoje (12), em contato com o Blog do Gilberto Léda, a apresentação de um projeto de lei que proíbe que empresas como Cemar e Caema suspendam o fornecimento residencial de seus serviços, às sextas-feiras, sábados, domingos, feriados e no último dia útil que antecede a feriados, por falta de pagamento de suas respectivas contas.
Proposta com o mesmo objetivo, como se mostrou mais cedo (reveja), já foi apresentada pelo deputado César Pires (PV), e aprovado pela Assembleia, há quase dois anos. O texto, contudo, foi vetado pelo governador Flávio Dino (PCdoB).
Segundo Duarte, agora, se aprovado, o projeto pode ser sancionado porque mudou um entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre o caso – e que embasou o veto de dois anos atrás.
Ao julgar um caso em dezembro de 2018, o STF declarou a constitucionalidade da Lei nº 14.040/2003 do Estado do Paraná, que veda o corte do fornecimento de água e luz, em determinados dias, pelas empresas concessionárias, por falta de pagamento.
O Plenário entendeu, por maioria, que a referida lei dispõe sobre direito do consumidor. O entendimento anterior era o de que essa era questão de de direito civil de contratos na prestação de serviços públicos (saiba mais).
De fato, em 03 de fevereiro de 2019 (há 8 dias) foi publicado Acórdão do STF entendendo constitucional tal lei. Tem razão o deputado. Retiro o que disse.
https://cleodemir.jusbrasil.com.br/noticias/671180985/e-constitucional-lei-estadual-que-veda-o-corte-do-fornecimento-de-agua-e-luz-em-determinados-dias-pelas-empresas-concessionarias-por-falta-de-pagamento
Esse Beócio e mais imbecil que aparece ser.
Esse assunto há mais de 5 anos é terra socada, nada mudou.
Um imbecil, apenas um imbecil.
sei não. parece que mudou http://gilbertoleda.com.br/2019/02/12/duarte-jr-diz-que-decisao-do-stf-garante-projeto-copiado-de-cesar-pires/
Esse afilhado de Flávio Dinossauro é muito saliente