Uma notícia falsa começou a circular com força nesta sexta-feira (6) sobre suposto aumento salarial a presos do Maranhão. É mais uma entre tantas fake news que são espalhadas por aí.
De acordo com a fake news, o Estado do Maranhão teria dado aumento salarial para presos. Isso foi baseado numa foto de detentos segurando um cartão.
Trata-se, na verdade, de uma foto de 2016 sobre o Cartão Reintegração e Cidadania, usado pelo Governo do Maranhão para evitar que dinheiro circule nas cadeias.
Pela lei, todo preso que trabalha recebe três quartos do salário mínimo. Em vez de esse dinheiro circular nas cadeias, ele é depositado num cartão, que é usado pela família do detento.
A lei determina que, do total dos rendimentos, 60% vão para os familiares (por meio do cartão); 25% vão para uma conta judicial para que o preso resgate ao final da pena; e 15% retornem ao Estado.
Ou seja, o cartão é uma maneira de racionalizar o que a lei manda não apenas no Maranhão, mas em todo o Brasil.
Quanto mais presos trabalhando no Maranhão, melhor para o Estado. Isso significa não apenas ressocialização para os detentos, mas também economia aos cofres públicos.
Só na produção de blocos para pavimentar ruas, por exemplo, o governo economiza mais de R$ 2 milhões por ano.
Nem pra solto.
Só por curiosidade, onde estes blocos de pavimentar sao usados??
Parabéns meu governador
Na verdade, o que esta se falando é do “evento” feito pelo governo, para uma safadeza dessa, paga pelo contribuinte. Esse trabalhador alegre e feliz a direita. Faz parte, digo faz, porque isso é índole do camarada, de uma quadrilha que assaltava residencias e com muita violência.
Ok. Mas pq agora? Se o evento ocorreu em 2016?
Porque agora o slogan eh … bandido bom eh bandido morto. Falam que a prisão eh uma escola do crime. Concordo que para muitos são e acabam saindo pioresmdo que qdo entraram). Mas existe aqueles que também se reeducam. E apos cumprirem a pena, precisam se integrar a sociedade novamente. Como lei eh lei (E as leis não foram redigidas apenas por petistas) eh preferível que eles trabalhem na cadeia e aprendam uma profissão do que sairem e entrarem para o crime novamente. Eles recebem parte de um salário mínimo, que eh distribuído em três partes (detento, família e uma “poupança ” para qdo ele sair.
Parabéns Gilberto !!! A credibilidade se conquista com a verdade !!! Não compartilho das idéias e atitudes do governador, mas alimentar fake news não é só covardia, é falta de caráter.
é isso!