A confirmação de um caso de meningite viral em uma criança de 4 anos e o registro de um segundo caso suspeito, ambos na Região Metropolitana de São Luís, ambos nesta semana, motivaram a Secretaria de Estado da Saúde (SES) a emitir um alerta a profissionais que atuam em áreas de muito contato com o público para medidas de prevenção e controle.
Segundo o Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS), em 2019 já houve a notificação de 124 casos suspeitos de meningite no Maranhão. Desses, 44 foram confirmados – com 13 mortes.
O documento alerta que o cuidado deve ser redobrado em escolas, creches, quartéis e asilos, por exemplo, em virtude do fato de que a estação chuvosa “favorece a ocorrência de doenças respiratórias como meningite, influenza e outras”.
“A Vigilância Epidemiológica do Estado e dos municípios estão em ALERTA, acompanhando todos os casos notificados, realizando todos os procedimentos de prevenção e controle”, diz o comunicado.
Baixe aqui a nota informativa.
Falta de saneamento basico. Ate quando?????
Qual tipo de meningite?
será que vai ter alguma campanha de vacinação? a criança que já é vacinada também corre o risco? são muitas dúvidas que precisam ser esclarecidas.
Existem dois tipo de vacinas B e C. A saúde pública disponibiliza somente a C. Para ter uma ideia Gilberto, para imunização com a B são necessárias duas doses que custam mais de 1000. Mas a SES alega que não há surto. Não seria mais coerente disponibilizar tanto a B quanto a C? Ou 13 mortes é insignificante para quem não é parente?