Governo Bolsonaro tem obras prioritárias para o Maranhão

De O Estado

A adequação da BR-135, no trecho Estiva – entroncamento BR-222 (Miranda do Norte), construção de trecho BR-226/316 (Timon – Montevideo) e reforma e reaparelhamento de aeroportos regionais são algumas das obras prioritárias de interesse do Maranhão, anunciadas ontem pelo ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, durante reunião com representantes das bancadas do Nordeste no Congresso Nacional.

O ministro elencou diversas obras da pasta para o Nordeste, abrangendo empreendimentos rodoviários, aquaviários e a Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL), além de aeroportos regionais. Serão necessários mais de R$ 2,5 bilhões em investimentos públicos para os nove estados da região. Parte significativa dos recursos precisa vir de emendas parlamentares.

Freitas participou de café da manhã, no Senado Federal, a convite do senador Marcelo Castro (MDB/PI), presidente da Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização (CMO). Castro manifestou preocupação com o que considerou o “orçamento mais restritivo da história”, referindo-se ao Projeto da Lei Orçamentária Anual (PLOA) 2020.

Um dos objetivos do encontro era alinhar as emendas impositivas (individuais e coletivas) que serão apresentadas por deputados e senadores às políticas públicas prioritárias, buscando reduzir o montante de obras inacabadas e reforçando a participação do Legislativo no processo de alocação orçamentária.

Para o ministro da Infraestrutura, as emendas impositivas devem ser vistas como “oportunidade muito bem-vinda” para resgatar o papel do orçamento como instrumento de planejamento, além de fomentar o diálogo entre os poderes Executivo e Legislativo. “De fato, seremos sócios”, disse Freitas. “Vamos prestigiar as emendas e honrá-las, fazendo a entrega das obras”, afirmou.

O ministro destacou que a alocação prioritária de recursos da pasta obedece a três premissas: obras estratégicas, em função do seu impacto econômico; obras em andamento e que, portanto, precisam ser concluídas; e obras com necessidade de manutenção.

Também estiveram presentes no encontro o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio; o presidente da Funasa, Ronaldo Nogueira; o secretário especial do Desenvolvimento Social do Ministério da Cidadania, Lelo Coimbra; parlamentares e coordenadores das bancadas dos estados nordestinos.

Obras prioritárias no Maranhão:
– BR-135: adequação de trecho Estiva – entroncamento BR-222 (Miranda do Norte)
– BR-226/316: construção de trecho (Timon – Montevideo)
– Reforma e reaparelhamento de aeroportos regionais

3 pensou em “Governo Bolsonaro tem obras prioritárias para o Maranhão

  1. Gilberto, nos de uma força pra entender: onde fica esse “Montevideo”??, quantos km serão asfaltados a partir de Timon??
    Otra coisa: a “adequação” do trecho até o entroncamento significa recuperação, alargamento ou duplicação??
    Agradecemos se vc nos esclarecer

  2. Vamos ver até quando o governo vai prometer. Já estamos chegando ao 10º mês da gestão do novo governo e até agora está tudo só na promessa.
    Vale lembrar que a BR 402 que dá acesso ao município Barreirinhas, nunca tinha ficado em péssimas condições de trafegabilidade, como agora. O trecho da BR 135 entre Miranda do Norte e São Mateus, que estava sendo recuperada, parou. Onde foi recuperada, já tem que refazer. O serviço é de péssima qualidade. Já estamos próximo do período de chuva, e, pelo visto, não vai dá tempo fazer mais nada este ano. A nova política está fazendo muita gente sentir falta da velha. Mudou o governo e as práticas são até piores que antes.

  3. Se as obras pararam , quem deu ordem pra fazer elas , não foi o mesmo que determinou pra parar, e sim o governo estadual, que é comunista, tem que agradecer, porque se fosse outro presidente talvez não faria o que Bolsonaro faz no estado de seu opositor, Flávio Dino agradeça. Bolsonaro 2022

Os comentários estão fechados.