O deputado estadual Duarte Júnior (PCdoB), que apresenta o programa “Cidade de Direitos” na TV Guará, esteve hoje (4) no posto da rotatória do São Francisco denunciado no fim de semana por um consumidor.
Segundo o relato do proprietário de um Renault Sandero, uma das bombas do estabelecimento estaria adulterada porque, ao pedir para completar o tanque, o marcador apontou mais de 60 litros – segundo o manual do veículo, a capacidade máxima seria de 50 litros (reveja).
No local, Duarte fez o teste de volumetria. E atestou que a bomba estava regular.
Segundo ele, é a capacidade apontada no manual do veículo que não condiz com a realidade.
Deputado,se atualize.O Fantástico já mostrou um equipamento pirata que é colocado dentro da bomba e é acionado por controle remoto.MAS…só funciona acima dos 20 litros,exatamente para burlar o ultrapassado galão do INMETRO.(20 lts)
Pois é, as imagens são mais que provas irrefutáveis…, sem falar que ainda havia certa quantidade de combustível no carro, pois certamente não veio empurrado por falta de combustível.
Uma declaração dessa não pode , em hipótese alguma, substituir um crime claro contra a sociedade.
O hardware da bomba foi verificado quanto a alterações que permitem o controle remoto do “gato” de combustível?
Isso decorre do fato de o tanque de combustível do sandero – a exemplo de outros carros da renault – ser de plástico. Dessa forma, é possível que o mesmo se expanda com o combustível colocado em excesso…
Que expansão é essa tão exagerada meu nobre?
A indústria certamente prevê essas disparidades e, não seria tão irresponsável a ponto de não prever uma discrepância dessa natureza.
ESSA E UMA PIADA, O POSTO SE TIVER IRREGULAR, VAI DEIXAR SE EXISTIR A FRAUDE PARA ELE DESCOBRIR, CONTA OUTRA DEPUTADO. SE REALMENTE QUE PEGAR ALGUÉM EM FRAUDE, TEM QUE SER ESCONDIDO. ASSIM NÃO PEGA NINGUÉM E TIPO OS CARROS DA POLICIA QUANDO ENTRA EM BOCA DE FUMO COM A LUZ DO GIRO FLEX LIGADO.
Gilberto, o Duarte é FUNCIONÁRIO desse posto?
não que eu saiba… pq?
A expansão dos gases de um tanque de combustível não aumentaria em quase 10 litros!
O polímero do tanque é uma mistura resistente e prevê a expansão sem a ruptura do material.
Outro fator é o limiar superior que é diminuído por questões de segurança, levando em conta a expansão, principalmente em tanques com pouco combustível e temperatura ambiente elevada, aumentando a produção de gases.
Como foi citado, o hardware da bomba não foi verificado. Tecnologias como LPWAN, da LoRa Alliance, permitem controle através de Near Field Communication (NFC). Mesmo padrão do Bluetooth LE (Low energy).
O alcance pode chegar a 20 metros e o dispositivo é menor que um pendrive USB.
Dispositivos como Arduino, Raspberry Pi e outros podem automatizar todo o processo e são resistentes ao calor, cabendo facilmente em caixas de acrílico e postos em buracos próximos à bomba, com alimentação simples de 5V.
Bem configurado, o estrago é grande.
Tive um Sandero 2014, e rodei bastante com tanque quase vazio. Nunca passei por essa situação. No máximo, o tanque alcançou 52, 53 litros.
Eu suponho que a auditoria não foi completa.