Porto São Luís: ações de segurança mobilizam mais de 200 trabalhadores

Durante cinco dias mais de 200 trabalhadores participaram da programação da Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT) 2019, promovida pela empresa Rota Nordeste Associados na área do Porto São Luís, e encerrada nesta sexta-feira, 22. A programação contou com diálogos de segurança, palestras, inspeções e ações de saúde preventiva, com medição de glicemia e pressão arterial. As atividades tiveram a participação também de estudantes do IEMA e da UFMA.

Na programação do último dia houve um diálogo de segurança com o especialista da MSA do Brasil, um dos maiores e mais conceituados fabricantes de Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s) do mundo, William Barbosa, que demonstrou o “Uso e inspeção do Cinto de Segurança nos trabalhos em altura”. 

À tarde, os trabalhadores do Porto São Luís puderam tirar dúvidas e receber dicas sobre os melhores alimentos para garantir nutrição, saúde e mais energia no dia a dia com a nutricionista Dayane Gorete Mendes, que realizou a palestra “Alimentação Saudável”.

“Superamos as expectativas nesta SIPAT, pois contamos com a participação não só dos trabalhadores da obra, como também de pessoas das comunidades do entorno e de estudantes de Segurança no Trabalho, que compareceram a palestras e ações. As atividades focaram principalmente na importância do comportamento seguro como forma de prevenir e reduzir acidentes”, afirmou o gerente de Qualidade, Segurança, Meio Ambiente e Saúde da Rota Nordeste, Mário Tanaka.

Comunidade Ativa

No encerramento da SIPAT 2019, foi apresentado o projeto Comunidade Ativa, pela empresária Lívia Viana, presidente do Conselho Gestor do projeto. O Comunidade Ativa engloba uma série de ações de responsabilidade social empresarial que beneficiarão os trabalhadores da obra e os moradores das comunidades do entorno.

O projeto será desenvolvido na área do Porto São Luís pelo Sindicato das Indústrias da Construção Civil (Sinduscon/MA), em parceria com a FIEMA/SESI/SENAI, Sindiconstrucivil, Sebrae, Prefeitura de São Luís e Governo do Estado.