A edição de hoje (2) do jornal O Imparcial levantou os dados da produtividade da Assembleia Legislativa do Maranhão. O ano de 2019 representou 41% da produção legislativa de 2015 a 2018. Também foi o ano que mais teve proposições apresentadas com um total de 3693 proposições apresentadas.
Os dados são da própria Assembleia Legislativa, por meio do Sistema de Apoio ao Processo Legislativo.
O jornal também apontou que o deputado estadual Dr. Yglésio foi o mais produtivo do primeiro ano da legislatura. “O destaque das proposições apresentadas pelo deputado Dr. Yglésio foram as Propostas de Emenda à Constituição. Foi o parlamentar que mais apresentou PEC no seu primeiro ano de mandato”, disse O Imparcial.
O jornalista Ribamar Correa também já havia destacado o trabalho legislativo da Assembleia em sua coluna Repórter Tempo, onde destacou outro detalhe para a atuação do Dr. Yglésio. “Um desempenho excepcional para um parlamentar de primeiro mandato. E com um detalhe especial: não faltou a nenhuma sessão durante todo o ano.”, disse em Repórter Tempo.
O que disse O Imparcial:
Ao fechar a sessão legislativa, o deputado estadual Dr. Yglésio foi o que mais apresentou proposições em 2019 segundo o levantamento realizado pelo jornal O Imparcial. Ao todo o parlamentar apresentou 542 proposições. Yglésio foi seguido dos deputados Wellington do Curso e Duarte Jr, com 367 e 315 proposições, respectivamente.
O destaque das proposições apresentadas pelo deputado Dr. Yglésio foram as Propostas de Emenda à Constituição. Foi o parlamentar que mais apresentou PEC no seu primeiro ano de mandato e já obteve o êxito de aprovar uma mudança na Constituição Estadual: a Emenda Constitucional da Iniciativa Popular, que permite que o povo de forma organizada possa propor alteração na Constituição do Maranhão.
Ao todo foram 12 PECs propostas no curso de 2019, podendo destacar algumas como a PEC que propõe o fim do foro privilegiado (já aprovada em primeiro turno) para delegados, procuradores do estado e da Assembleia e defensores públicos. Também sugeriu que a Defensoria Pública seja legitimada para propor Ação Direta de Inconstitucionalidade, segundo o deputado Dr. Yglésio esta medida fortalece o processo legislativo e a democracia.
Das 542 proposições, além das 12 PECs, o deputado Yglésio apresentou 42 Projetos de Leis, 41 Requerimentos, 16 Projetos de Resoluções Legislativas, 2 Projetos de Leis Complementares, 61 Moções e 368 Indicações.
Estou aqui a imaginar o menos produtivo..
Só entrar no site da assembleia
Continua o mesmo ” nó cego” do Socorrão…lunático!
Kkkkkkkk
Doido de jogar pedra na lua, quem teve a oportunidade de estudar/trabalhar/conviver com ele conhece a peça.
Transferiu até a faculdade de sua cara metade. E muito trabalhador. Kkkk