O deputado estadual e pré-candidato a prefeito em São Luís, Duarte Júnior (PCdoB) declarou ontem, em entrevista ao colega jornalista Thiago Bastos, que ainda é um dos nomes da sigla para a disputa majoritária deste ano na cidade. Apesar de transparecer aparente alinhamento com a direção comunista, o parlamentar apontou indiretamente que o seu futuro ainda está em aberto.
O comunista, que disputa a preferência do partido com o atual secretário estadual de Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid), Rubens Pereira Júnior, afirmou que pendências políticas para a confirmação de seu nome ainda existem. “Sou pré-candidato à prefeitura de São Luís pelo PCdoB. Todas as questões políticas e burocráticas serão definidas no momento certo”, disse.
O parlamentar voltou a usar a tática de autovalorização para compensar a, até o momento, improvável predileção da direção do PCdoB por seu nome. Duarte Júnior citou, por exemplo, sua agenda definida pelo próprio como “em prol dos direitos do consumidor”. O comunista se referiu ainda ao resultado do último pleito em que obteve boa votação na cidade. “Fui o deputado estadual mais votado da história de São Luís. Já estou em 2° lugar em todas as pesquisas e tenho o menor índice de rejeição entre todos os candidatos”, afirmou.
Apesar da confiança, Duarte Júnior – que já fora sondado por partidos como PRB, PRTB e Solidariedade – disse que qualquer ato pessoal “levará em consideração o que for de melhor para a cidade”. Questionado, o deputado não respondeu se negocia saída do PCdoB. A direção do partido também não confirma.
Desde que seu nome começou a aparecer nas primeiras prévias, Duarte Júnior se antecipou à articulação da própria sigla e começou, por conta própria, uma caravana por bairros da cidade. Constantemente, suas redes sociais o flagram em contatos com dirigentes de associações e moradores, discutindo pautas voltadas às áreas de infraestrutura urbana.
A postura incomoda membros mais tradicionais do PCdoB, que entendem ser necessário um consenso interno antes de aparições mais populares. Além disso, integrantes importantes do partido, como o próprio governador do Maranhão, Flávio Dino, deram sinais claros de preferência pelo nome de Rubens Júnior. Procurado, Rubens não quis comentar o assunto.
Em entrevista na semana passada, o presidente estadual do PCdoB e deputado federal, Márcio Jerry, disse que a legenda será protagonista no processo eleitoral na capital maranhense. Segundo o dirigente, o fato do governador liderar uma mobilização de uma frente de partidos leva a direção comunista a, neste momento, adotar postura mais cautelosa quanto à majoritária na capital. Jerry adota externamente a política de neutralidade quando o assunto é a preferência por Duarte ou Rubens Júnior.
Dos nomes cogitados ou confirmados como pré-candidatos em São Luís que compõem a base de apoio do governador Flávio Dino, o nome de Duarte Júnior sempre esteve à frente nas pesquisas. Em contrapartida, defensores de Rubens Júnior entendem que, mesmo com números abaixo da expectativa, a possível candidatura pode apresentar crescimento, nos próximos meses.
Para que Duarte Júnior deixe o partido, é necessário que o PCdoB ateste uma “carta de anuência”. Assim, o parlamentar evitaria que a legenda ou o primeiro suplente (que no caso dele é Raimundo Cutrim, também do PTC) requeresse o mandato na justiça.
Essa história todos nós já conhecemos, vide o caso José Reinaldo Tavares, onde carregou o governador até onde está e na hora ficou cozinhando até escolher eliziane gama e weverton, não que o Duarte tenha feito algo tão importante para que o governador fosse eleito mas são aliados.
Já foi rifado faz tempo, a mulher vai ser vice de Rubens Jr, pode esperar.
Nós, MORADORES DO LOTEAMENTO NOVO TURU, ruas próximas ao Motel Afrodite e Boate Zero Um, no Turu, não acreditamos nessa parceria: ESTADO & MUNICÍPIO. Pra nós não deu certo.
As nossas ruas nunca sofreram intervenção, nem pelo governo municipal e nem estadual.
Pra nós, essas parceria nunca existiu.
Um completo descaso.
As citadas ruas jamais foram asfaltadas. São cheias de lixo, mato, lama no inverno, poeira no verão, sem calçadas, terrenos sem muros com muito lixo dentro.
Gostaríamos que o Deputado Eduardo Braide nos fizesse uma visita.
A gente sempre fala que esses vereadores e Prefeito que aí estão são os maiores cabos eleitorais da oposição.
Eles já têm que vazar daí.
Já deu.
Duarte Jr. pede para sair kkkkk Flavio Dino já bateu o martelo o candidato é o Rubens Pereira Jr.
Duarte Jr. não esquece de pagar que tu deve principalmente o pessoal da Corrida que você prometeu a colaboração para o evento é depois sumiu kkkkkkk famoso calote.
Sabe de nada, abestado!
Bora ver os próximos capítulos dessa novela. Eu até gosto de Duarte, mas vejo Rubens muito mais preparado pra ser o gestor da cidade.