O Governo do Estado, por meio do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado do Maranhão (Iprev) registrou, pelo segundo ano consecutivo, aumento no número de atendimentos realizados em Perícias Médicas. Em 2019, o setor registrou 7.461 atendimentos. No ano anterior, foram 6.400 – crescimento de 16,5%.
Dos atendimentos do setor, 6.074 foram realizados em São Luís e outros 1.387, no interior, nos municípios de Timon, Imperatriz, Pinheiro, Bacabal e Caxias. Em São Luís, a validação de atestados e licenças médicas foram os principais atendimentos realizados pelo setor: foram 2.895 licenças médicas deferidas e 1.760 atestados médicos validados.
As Perícias Médicas são responsáveis, ainda, pelo parecer nos pedidos de aposentadoria por invalidez, redução de carga horária, readaptação de função, isenção de imposto de renda e remoção, e da análise das condições de trabalho para o pagamento de adicionais de periculosidade ou insalubridade. As Perícias Médicas também realizam o exame admissional dos servidores aprovados em concurso público.
O presidente do Iprev, Mayco Pinheiro, reforçou que o aumento está ligado às ações de reformulação e aperfeiçoamento do setor, visando garantir qualidade e eficiência no atendimento aos servidores, dentro da política de valorização dos servidores executada pela atual gestão.
“No que concerne ao setor de Perícias Médicas, temos proporcionado nos últimos anos mudanças de espaço físico e adequações de procedimentos. O objetivo é conferir a máxima agilidade possível à tramitação dos pedidos dos servidores, sem afetar a precisão das análises”, explicou o presidente.
Nova sede
Desde agosto deste ano, o setor de Perícias Médicas está funcionando no Centro Social dos Servidores, situado à Avenida dos Sambaquis, s/n – Calhau. Dotada de acessibilidade e estacionamento, a nova sede reforça o caráter do Centro Social como um espaço voltado para o atendimento a todos os servidores. O espaço também abriga as atividades do Programa de Ação Integrada para o Aposentado (PAI).
Tenta marcar uma perícia pra ver como funciona
Esse desgoverno é só propaganda enganosa. Fora Flávio Dino.
Isso é devido o inchaço da folha de pagamento dos cargos comissionados, os cabos eleitorais desse […] comunista.
É muita cara de pau! Aqui em Timon está sendo feito por […] que é um servidor concursado de nível médio da área administrativa no prédio da perícia médica do município! Um absurdo! Não tem validade nenhuma! O Ministério Público deveria apurar essa irregularidade!