Durante toda esta terça-feira (10), a Prefeitura de São Luís realizou uma força-tarefa para minimizar os danos causados pelo forte temporal da segunda-feira (9). O trabalho atende a uma determinação do prefeito Edivaldo Holanda Junior. Estão mobilizadas equipes da Defesa Civil, Assistência Social, Limpeza Urbana, Obras e Serviços Públicos, Instituto Municipal da Paisagem Urbana, Urbanismo e Habitação, executando serviços de desobstrução de canais e galerias, recuperação de vias, remoção de árvores e poda, limpeza em pontos de descarte irregular, monitoramento 24h das áreas de risco, orientação e assistência às famílias prejudicadas.
Segundo o Núcleo de Meteorologia (Nugeo) da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), durante a segunda-feira (9) choveu 135,2 milímetros em São Luís. Para o mês de março a média climatológica é de 424 milímetros. Porém, este ano São Luís deve superar os 500 milímetros. Desde o início do período chuvoso, o prefeito Edivaldo determinou a criação de uma força-tarefa que envolve diversos órgãos da Prefeitura de São Luís para a execução de trabalhos preventivos e de recuperação dos danos causados pelas chuvas.
“Equipes da Prefeitura de São Luís seguem mobilizadas executando ações de infraestrutura, limpeza e assistência social para minimizar os danos causados pela fortes chuvas. Com atenção especial para as áreas de risco. Estamos prestando atendimento e orientando as famílias e intensificando as ações pela cidade. Este trabalho seguirá intensificado até o fim do período chuvoso, que tem sido de fortes chuvas. Somente nos primeiros nove dias de março já choveu mais de 300 mm” disse o prefeito Edivaldo.
Como resultado do trabalho, várias áreas foram recuperadas. Ao longo de toda a terça-feira (10) foram executados serviços de limpeza e desobstrução de canais e galerias, poda de árvores, remoção de árvores e galhos que desabaram por causa das chuvas. Também foi executada a limpeza nos pontos de descarte irregular de lixo. Todo este trabalho é executado diariamente para garantir que as chuvas possam escoar corretamente, evitando a formação de pontos de acúmulo de água.