Na última semana a deputada estadual Dra. Thaiza (PP) voltou suas ações legislativas para combater o COVID-19 no Maranhão. A primeira medida foi solicitar, através de Indicação, aos poderes executivos, legislativo e judiciário que dediquem todos os meios de comunicação e plataformas online para disseminar campanhas educativas e medidas de prevenção sobre o coronavírus.
Ainda esta semana, a parlamentar protocolou outra indicação e encaminhou ofício à MOB – Agência Estadual de Mobilidade Urbana – para que os ferryboats e transporte rodoviário tomem medidas preventivas disponibilizando álcool em gel, máscaras e orientações aos passageiros, reduzindo assim a transmissão de qualquer vírus. A Agência publicou portaria nº 250 estabelecendo imediatamente protocolos de higienização, realizando a limpeza com produtos saneantes (água e sabão ou álcool 70%), as superfícies de contato dos veículos e embarcações como barras, assentos e portas antes de cada viagem.
“Precisamos unir forças e depois do decreto de ontem, declarando situação de calamidade no Maranhão por causa dos casos de H1N1, dos suspeitos com coronavírus e das chuvas intensas em municípios maranhenses, pedimos a união de todo cidadão, órgão, empresa, para reduzir a transmissão das doenças no estado, não só com isolamento, mas com ações práticas, informações e combate a fake news. E no legislativo, estamos contribuindo com a guerra contra os vírus”, disse Dra. Thaiza.
Dra. Thaiza também destinou R$ 50 MIL das suas emendas parlamentares para ajudar na compra de respiradores para a rede estadual de saúde e ampliar as unidades de terapia intensiva. Serão R$ 2,1 MILHÕES em indicação de emendas de todos os deputados que garantirão os investimentos na saúde pública. Outra iniciativa da Assembleia Legislativa junto com o Governo do Estado é a aquisição de 200 mil cestas básicas para as famílias mais necessitadas.