A direção do Hospital São Domingos encaminhou hoje (29) à Secretaria de Estado da Saúde (SES) um ofício sugerindo que o Governo do Maranhão adote, o quanto antes, medidas mais duras de controle da circulação de pessoas – o lockdown, inclusive.
A unidade de saúde informou que “está atuando no limite de ocupação dos leitos de internação e UTI destinados ao tratamento da COVID-19″, por isso fez a sugestão.
“Em razão disso, esse nosocômio sugere ao Governo do Estado do Maranhão a adoção de protocolos de emergência mais restritivos, como por exemplo o ‘lockdown‘ (bloqueio total de circulação de pessoas)”, di o expediente.
A situação da rede privada é igual à da rede pública na capital. No boletim epidemiológico SES divulgado ontem (28) confirmou-se que 100% dos leitos de UTI exclusivos para pacientes de Covid-19, da rede estadual, estão ocupados em São Luís. São 112 leitos, com 112 pessoas internadas (reveja).
Hoje você entra numa farmácia, tem alguém com uma receita Hidroxiclorocrina e Azitromicina. EM todas as famílias apresenta o casos e casos de infecção por COVID 19. Os Números reais de contaminados e pelo menos 100 vezes maiores que os oficializados. Em casa, foram 4 e esses 4 firamcurados em casa com Tomografia, Raio C, Testes e medicamentos diversos. NAO HOUVE NENHUMA COMUNICAÇÃO AO poder público.
Hoje, NENHUM LABORATORIO dispõe de insumos para testes, assim, as clínicas que fazem tomografia ( os pontos de “vidro fosco” indicam o COVID 19 ) estao LOTADAS.se o poder público exigir as notificações dessas clínicas, veremos que hoje temos mais de 100.000 contaminados. Agora imagine o resto do Brasil?
Acho que a sociedade como um todo precisa cobrar do governador tal medida com urgência. Ou isso ocorre ou vidas serão perdidas sem qualquer assistência.
Os meios de comunicação nesse momento serão fundamentais… Precisam cobrar incessantemente tal medida.
Estamos lascados com esse governador, comk temos um sec municipal e estadual fraquíssimo, temos que ser orientados por hospitaos privados.
O Governador perdeu muito tempo monitorando o twitter e esqueceu que os decretos de isolamento social não podem ser relaxados ou flexibilizados.
quando dizemos que é para as pessoas evitarem aglomeração quer dizer que não podem dar festas, irem as igrejas, comemorar aniversários; é preciso dizer as crianças que elas não estão em período de férias.
o isolamento é exatamente para evitar o colapso do caos que é a rede hospitalar publica no maranhão. não há leitos, não há profissionais, não há hospital!
precisa desenhar?
esse governo está perdido, mesmo chegando dinheiro da união ele não consegue operar o milagre de organizar a saúde da noite pro dia.
enquanto isso, vamos perdendo os parentes mais frágeis e vulneráveis, como foi o caso recente da tia Maria do Socorro Araujo da Silveira Leite morta em 29/04/2020 vitima da COVID-19