Em defesa do fechamento total!
Por Deputado Zé Inácio (PT)
Diante do crescimento constante do número de casos confirmados de coronavírus no Maranhão, é urgente que o Governo do Estado adote o lockdown (fechamento total) para conter o avanço da pandemia.
O lockdown é um protocolo de emergência que adota medidas mais restritivas em relação ao isolamento, como a interrupção de deslocamento e a manutenção somente de atividades entendidas como essenciais, como a segurança pública, a saúde e coleta de lixo.
De acordo com o último boletim da Secretaria de Saúde, o Maranhão conta com 3.190 casos confirmados de coronavírus, com 184 óbitos já registrados. Os dados assustam e revelam a necessidade de adotar medidas mais restritivas contra o avanço da doença no Estado. Hoje o Brasil ultrapassou a China em números de mortos e de infectados, sendo 5.901 e 85.380, respectivamente.
Durante a pandemia, países como a China, Itália, Índia, Malásia, etc. já adotaram o lockdown como forma de diminuir o crescimento do contágio entre a população.
No Maranhão, infelizmente, muitas pessoas ainda não compreenderam a gravidade da doença, e seguem frequentando locais como a Rua Grande (São Luís), praias, parques, dentre outros, gerando aglomeração e colocando em risco a própria saúde e a saúde de outras pessoas.
Por isso, tendo em vista a curva de crescimento da doença em todo o País, sobretudo porque o mês de maio será o mês mais crítico para os Estados do Nordeste, segundo os especialistas, é fundamental que o Governo do Maranhão adote medidas mais rigorosas de isolamento, através do lockdown, ainda que este seja inicialmente adotado apenas na Região Metropolitana de São Luís, o que será um grande avanço no combate ao contágio da doença.
Além disso, outro fator que deve ser levado em consideração é o fenômeno da subnotificação, que, segundo especialistas, indica que há mais casos de Covid-19 no Brasil que o governo federal divulga. Isto é, os dados de municípios, quantidade de internações por doenças respiratórias, registros cartoriais e superlotação de cemitérios mostram que mortes e casos graves de Covid-19 superam estatísticas oficiais, que podem ser 10 (dez) vezes mais, ou seja, podemos ter algo em torno de 800 mil casos e cerca de 50 mil mortes no Brasil. Isto se dá, principalmente, em função da indisponibilidade de testes.
Portanto, se o Governo do Estado não adotar a política do fechamento total, apesar dos esforços da Secretaria de Saúde para aumentar o número de leitos no Maranhão, teremos um colapso no SUS e a população pode sofrer com a falta de atendimento adequado em decorrência do constante crescimento de pessoas infectadas no Estado.
Governador, pode contar com o nosso apoio para aprovar essa medida na Assembleia!
Essa turma do “petê” e puxadinhos não cansa de passar vergonha. Deputado, aonde o povo vai comprar alimentação, medicamentos, combustiveis e outros bens necessários para sobreviver neste seu “plano infalivel”, onde funcionaria apenas área de segurança, saúde e limpeza?
Deputado, vá procurar 5 linhas de roça pra capinar que tem mais futuro quê essas baboseira que saem de sua cabeça.
E se ele não defendesse o que teria ? Tu és um bom jornalista , mas tem hora que sai com cada uma! A opinião de um merda desse lá vale nada !!
Tanto faz ter lockdown ou não, petista não gosta de trabalhar mesmo.
Esses patifes amigos do maior ladrão que esse país já alimentou, deveriam entregar os cargos públicos que ocupam em solidariedade ao ladrão de nove dedos, mentor desses vagabundos, ainda ficam emitindo parecer furado, esses fuleiros. Vão trabalhar cambada.
Quem é esse daí?
Apenas um pau mandado de DINÓQUIO SORVETAO…