A deputada estadual Detinha, pré-candidata do PL à Prefeitura de São Luís, deve ser alvo de representação eleitoral por abuso de poder econômico na pré-campanha, em virtude da participação e apoio a um projeto com distribuição de vale-compras na capital.
Já estão nas mãos do Ministério Público Eleitoral imagens da ação social Tenha Coração, organizada pela Associação BVBB (@ciavembb) no sábado (13). A intenção, ressalte-se, é nobilíssima: distribuir vale-compras de R$ 70 à população mais vulnerável da região do Cohatrac. Parte dos recursos para a ação foi arrecadada numa live do cantor Tom Cleber.
A participação da pré-candidata, no entanto, pode ser considerada crime eleitoral.
Além das fotos, a Cia. Vem BB registrou em seu Instagram o apoio da parlamentar. “Agradecemos incondicionalmente nossa Deputada Estadual Detinha @detinhaslz pelo apoio”, destacaram os organizadores da ação social.
Na sua página pessoal, a própria pré-candidata também postou uma imagem da sua presença no local. “A ação social Tenha Coração, resultado da arrecadação da live do Tom Cleber, iniciou-se hoje, no bairro do Cohatrac. Serão mais de 5 mil famílias beneficiadas e 30 bairros percorridos. Parabenizo a Associação BVBB @ciavembb, em nome do presidente Leandro Sávio, por toda organização do evento. É uma alegria para mim poder apoiar esse projeto tão bonito, no qual me identifico muito, pela forma cuidadosa e generosa que está sendo desenvolvido. Vamos seguir juntos nessa missão!”, escreveu ela.
Máscaras
Detinha e o marido, deputado federal Josimar de Maranhãozinho (PL) já são alvo de uma ação na Justiça Eleitoral, após representação formulada pelo procurador regional eleitoral no Maranhão, Juraci Guimarães Júnior, em virtude de terem aparecido em redes sociais usando máscaras de proteção com o número e a logomarca do partido.
A atitude chegou a ser repudiada pelo presidente do TRE-MA, desembargador Cleones Cunha, na abertura de sessão plenária virtual (reveja).
Segundo o parlamentar, no entanto, a máscara foi um presente “de uma amiga” (saiba mais).
Pingback: Detinha é alvo do MPE após distribuição de vale-compras no Cohatrac - Gilberto Léda