No evento será entregue ao pré-candidato a prefeito, Eduardo Braide, uma carta de intenções com propostas da classe esportiva, para compor seu plano de governo
Acontece nesta quinta-feira (3) o lançamento oficial da pré-candidatura do gestor esportivo Arnaldo Bicudo a vereador de São Luís do Maranhão pelo Partido da Mobilização Nacional (PMN). Na oportunidade, o gestor esportivo entregará uma carta de intenções em nome de entidades representativas da classe esportiva amadora e profissional maranhense ao pré-candidato a prefeito de São Luís, Eduardo Braide (Podemos) contendo sugestões de projetos, programas e ações para alinhar a sua proposta de governo no segmento do esporte municipal.
“Essa carta é fruto de muitas conversas com os representantes de diferentes modalidades esportivas. Pois eles sabem como ninguém, as dificuldades por que passam e os caminhos que devemos percorrer para solucionar esses problemas e fazermos o futuro do esporte agora”, declarou Arnaldo.
A carta retrata a administração caótica da Secretaria Municipal de Desporto e Laser (Semdel) no trato do desporto local. A lista inclui: Equipamentos esportivos e de laser sucateados; A paralisação de projetos, programas e ações voltados para crianças e adolescentes em comunidades carentes; A inoperância da Lei 333/2013 de incentivo ao esporte do município só existe no papel; Aponta a carência de um corpo técnico qualificado na Semdel e denuncia que a secretaria serve apenas como cabide de emprego.
Diz ainda que, uma das consequências diretas dessa ingerência são atletas de alto rendimento de pires nas mãos nos sinais da cidade em busca de apoio para participarem de competições. Destaca também que a situação se agravou mais ainda com o cancelamento de jogos e fechamento de escolas em função da pandemia causada pelo novo corona vírus.
Sobre os projetos sugeridos apuramos que têm como eixo principal de atividades esportivas e de lazer que envolvam, crianças, jovens, adolescentes, e a terceira idade inclusive nos esportes adaptados, ancorados por ações socioeducativas e culturais.
A carta cita ainda que o Estado é responsável pela consolidação dos direitos da criança e do adolescente ao esporte, conforme o art.1º da Carta Internacional de Educação Física e do Esporte da UNESCO: “A prática da Educação Física e do Esporte é um direito fundamental de todos”
E, de acordo com a declaração de Viena, editada no 11º Congresso Internacional do Panathon (Viena – 1997), conclui em seu parágrafo final que, “a pratica esportiva é reconhecida, não apenas como fator importante para a saúde psicológica e física da juventude, mas também como um modo de integração social” e se constitui ainda em “um meio de prevenção contra certas influências nocivas da vida moderna, como sedentarismo, abuso de drogas, alcoolismo e violência”.
Serviço: Lançamento da pré-candidatura de Arnaldo Bicudo a vereador de São Luís (PMN). Local: Rua Enxovas nº38 – Calhau. Atrás do Gazebo Café – Ponto de referência: Edifício Marco Barbosa.
É muita gente querendo pegar carona com o esporte. Cuidado!
O cara é um desportista e um entusiasta de uma vida inteira. Respeite a história