Por meio das redes sociais, o candidato a prefeito de São Luís, Yglésio Moyses (PROS), apresentou o programa Fila Única do SUS, um dos principais programas do candidato para a reestruturação do sistema público de saúde municipal e que vai ajudar a otimizar a logística de atendimento aos pacientes.
O Fila Única do SUS vai funcionar da seguinte forma: Após marcar a consulta, independentemente da finalidade, o paciente será, automaticamente, incluso no sistema do programa, mas já com o seu procedimento marcado para ser realizado em uma unidade específica. Assim, mesmo estando na fila de um hospital, surgindo vaga em outras unidades e com menos tempo de espera, o paciente será encaminhado para a unidade que oferecer essas condições, sem que seja preciso marcar o mesmo procedimento na nova unidade. “Tudo será interligado”, disse o candidato.
O programa surgiu das experiências que o candidato teve e tem como médico do SUS. “No SUS, hoje, os pacientes que precisam de uma cirurgia, precisam marcar uma consulta em uma unidade, enfrentando filas imensas, tendo, ainda, que enfrentar outra fila pra fazer o procedimento cirúrgico”, relatou o candidato.
O Fila Única do SUS, segundo o candidato, vem para mudar o atual sistema de atendimento, tornando-o mais eficiente tanto para os pacientes, que precisam de cuidados simples e de urgência, quanto para si próprio, já que as unidades de saúde não ficarão tão sobrecarregadas como acontece hoje, além de diminuir o tempo de espera nas filas.
Edivaldo Holanda também prometeu acabar com as filas na marcação de consultas e esvaziar os corredores dos socorroes. Como vocês podem constatar ficou só na promessa de campanha. Agora tem candidato prometendo até consultas na rede privada. É demais. Eles não mudam em tentar enganar o povo, mas também eles foram alunos de Flávio Dino. Não precisa dizer mais nada. Não venda seu voto nem troque por migalhas São Luís merece muito mais.
Bem lembrado.