Em entrevista ao programa Bom Dia, da TV Mirante, o deputado estadual Yglésio Moyses (PROS), na manhã de hoje (18), disse que a Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Maranhão, em conjunto com a população, vai fiscalizar o processo de vacinação dos grupos focais nesta primeira fase da vacina. O objetivo, segundo ele, é o de evitar que as doses sejam utilizadas em pessoas que não façam parte dos grupos prioritários.
“A população precisa estar alerta pra isso. Nesta primeira fase, é importante que ela denuncie aqui à Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa, os canais da Assembleia Legislativa estão disponíveis na internet, nas redes sociais, pra que cheguem essas denúncias e a gente as verifique”, afirmou o parlamentar. “Este momento é o de acompanhar que sejam vacinados os profissionais de saúde. Qualquer pessoa que tenha notícia de um profissional que não seja da saúde sendo vacinado ou alguém tentando dar um ‘jeitinho’ pra fazer uma preferência de vacinação pra alguém, alguma autoridade, algum político local ou algum familiar, denuncie porque, esse momento é pra ser cumprido à risca o plano nacional, estadual e municipal de vacinação. Denuncie mesmo!”, concluiu.
Para fortalecer ainda mais a garantia da vacinação dos públicos essenciais neste primeiro momento da vacina, o deputado disse ainda que membros da Comissão de Saúde ficarão responsáveis por regiões, de modo a facilitar o processo de fiscalização.
“A gente espera receber eventuais denúncias e vamos acompanhar a vacinação em diversos municípios do estado do Maranhão”, disse. “A gente vai fazer uma divisão por deputado, cada um dos sete membros vai ficar responsável por uma região pra acompanhar a situação”, afirmou o deputado.
Vacinação no Maranhão
Com a recente aprovação do uso emergencial da CoronaVac, vacina desenvolvida pelo Instituto Butantan com o laboratório chinês Sinovac, o Maranhão receberá, ainda hoje, 123.040 doses e o processo de vacinação deve acontecer assim que elas chegarem estado e posteriormente distribuídas aos municípios.
Em São Luís, a vacinação contra a covid-19 tem previsão para ocorrer nesta quarta-feira, 20, e conta com uma estrutura de cerca de 2.000 pontos para que sejam evitadas aglomerações.
Pense numa falta do que fazer!!!!
Que tal cobrar do Governo as contas do dinheiro repassado pelo Governo Federal para o combate ao coronavírus? tb com o dinheiro economizado com o não pagamento das dívidas junto à União? Por qual motivo essa inútil comissão não cobra a conclusão do hospital da ilha?
Por qual motivo essa inútil comissão se calou com o aumento da verba da comunicação mentirosa do governo? Não deveria ser tudo repassado para a saúde? E os 18.000.000,00 possivelmente desviados da saúde??? Nunca vi nem se manifestarem sobre isso????
Quer fazer é graça!!!!