Após decisão do ministro Edson Fachin de anular todas as condenações do ex-presidente Lula (PT) na Lava Jato, o tabuleiro da política nacional sofreu um grande revés que obrigou a Presidência da República a se movimentar. A estratégia política para os estados teve que ser revista. É o que afirmam setores ligados ao presidente.
No Maranhão, o nome da atual prefeita de Lago da Pedra, Maura Jorge, que foi a candidata de Bolsonaro ao governo em 2018, foi mais uma vez levantado como o mais forte para disputar as eleições de 2022.
A prefeita é cogitada como contraponto aos setores de esquerda no Maranhão. Seu recall político e sua força na Região Tocantina, por exemplo, dão peso a essa tese.
A força de Lula no Maranhão é indiscutível, como também é indiscutível seu poder de transferência de votos quando seu nome é posto em votação. O entendimento é que apenas um nome que seja conhecido por todo o estado e que tenha relevância nas principais cidades maranhenses, pode ser capaz de montar um palanque consistente para Bolsonaro, com chances reais de enfrentamento ao lulismo enraizado principalmente nas cidades do interior.
Com forte apoio na Região Tocantina, onde teve votação expressiva em todos os municípios, a exemplo de Imperatriz, onde venceu a ex-governadora Roseana, e Açailândia, onde empatou com a ex-governadora em segundo lugar, além dos seus mais de 56 mil votos na capital, Maura Jorge volta a ser o projeto mais viável para capitanear o processo político da direita maranhense. Tanto para a disputa presidencial, quanto para alavancar bolsonaristas para a Assembleia Legislativa e Câmara Federal.
Resta saber se a prefeita abdicará de dois anos de mandato à frente da Prefeitura para mais uma vez se colocar à disposição da política estadual.
Maura Jorge, ainda lhe falta musculatura política. Lamentavelmente, não é um grande nome para enfrentar o governador Carlos Brandão com a caneta na mão, a Alema, a CMSL….. e a maioria dos prefeitos ávidos por convênios por convênios eleitoreiros.
Maura Jorge, ainda lhe falta musculatura política. Lamentavelmente, não é um grande nome para enfrentar o governador Carlos Brandão com a caneta na mão, a Alema, a CMSL….. e a maioria dos prefeitos ávidos por convênios eleitoreiros.
Ela vai levar uma lavagem, talvez consiga um por cento dos votos. Fora Bolsonaro.
Eita q u jumento deve ta afoito com o ladrão temporariamente, legível.
Concordo que Maura Jorge não tem musculatura política para enfrentar esses comunistas. Está surgindo uma nova liderança que parece forte e musculosa, é o atual prefeito de São Pedro dos Crentes, Dr. Lahesio Bonfim. Mas ainda teremos muitas surpresas daqui até lá.
São Pedro dos Crentes? Fala sério politicamente esse prefeito é um nanico, pode até se eleger pra Deputado Estadual e só.
Ela já mostrou que é forte.
Se houver um raxa no palácio do leão, ela entra no jogo. A direita no Maranhão já chega a mais de 40 % dos votos.
Conte uma piada mais engraçada kkkkk
Fora Bolsonaro e Fora Maura, já mamou demais.
Maura Jorge nunca foi, nunca será da direita. Na verdade, nem Bolsonaro é da direita. Isso foi estratégia política para polarizar as eleições nacionais, estaduais e municipais. Não deu certo, porque não há candidatos da direitas. Estão mais para centro, e centro-esquerda.
Maura Jorge poderia se viabilizar nessa região que tanto é conhecida, mas com os pés no chão, pois acordos políticos espúrios já estão sendo costurados desde a muito tempo. E não será de 2021 para 2022 que ela ganhará uma eleição, sobretudo, como candidata da direita.
Por ora, construir caminhos para uma possível candidatura ao executivo estadual é a melhor estratégia. Perderá certamente!
Fraca
Voto na Maura Jorge!