Suspensa 1ª dose de vacinação para idosos em Imperatriz

Imirante.com

Idosos de 68 anos, que seriam os próximos a serem imunizados contra a Covid-19 em Imperatriz, vão ter que aguardar a chegada de novo lote de vacina específico para a primeira aplicação, para que a Secretaria Municipal de Saúde posa dar continuidade à campanha com esse grupo prioritário. De acordo com o último boletim atualizado pela prefeitura, restam 112 doses de primeira aplicação, e 11.286 para o reforço de quem já tomou a primeira, por isso a campanha continua apenas com os idosos que estão no prazo de completarem o esquema de imunização.

A diretora Regional de Saúde, Marlene Lima, informou que no sistema ainda tem primeiras doses a serem aplicadas. “Então aí se abrem várias possibilidades, uma é que talvez o município não tenha ainda alimentando o suficiente o sistema, uma segunda possibilidade é o redirecionamento do público-alvo, porque quando o município recebe um lote, seja de Imperatriz ou qualquer município, e que diz que é pra idoso de 70 a 74 anos, 3% da totalidade dessa vacina é para trabalhadores de saúde. E quando acontece isso é preciso seguir essa orientação”, explicou a diretora.

O secretário municipal de Governo, Eduardo Soares, reafirmou que não restaram doses suficientes para a faixa de etária de 68 anos ou com idade menor, e que apenas 82 guardas-municipais foram incluídos na imunização por estarem na linha de frente, na segurança dos hospitais, postos e Unidades de Pronto Atendimento que são referência para a Covid-19. Ainda não há previsão da chegada de novas doses para a primeira aplicação nos demais idosos.

Paralelo à imunização do município, segue a aplicação profissionais da segurança pública, com vacinas destinadas especificamente pela regional de saúde para esse grupo.