O Grupo de Atuação Especializada no Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) do Ministério Público do Maranhão e a Superintendência Estadual de Prevenção e Combate à Corrupção (Seccor), da Polícia Civil, divulgaram mais cedo imagens da Operação “Laços de Família”.
Desencadeada na manhã desta quinta-feira (15), a ação mira desvios da ordem de R$ 22 milhões em Miranda do Nortes, e envolve os ex-prefeitos Júnior Lourenço, atualmente deputado federal, e Carlos Eduardo Fonseca Belfort (saiba mais).
As investigações tiveram início a partir de denúncia do Tribunal de Contas da União (TCU) a respeito de desvios de recursos realizados no período de 2017 a 2020, durante a gestão do ex-prefeito de Miranda do Norte Carlos Eduardo Fonseca Belfort, conhecido como Negão.
O ex-gestor estaria utilizando recursos públicos para quitar dívidas pessoais junto ao TCU. O mesmo artifício teria sido usado pelo também ex-prefeito e atual deputado federal, José Lourenço Bonfim Júnior, que esteve à frente da administração municipal de Miranda do Norte no período de 2009 a 2016.
As investigações apontaram a existência de uma verdadeira organização criminosa criada com o objetivo de desviar recursos públicos. O esquema era operacionalizado por meio de empresas de fachada que participavam de processos licitatórios fraudulentos. Essas empresas não tinham capacidade técnica nem lastro financeiro para cumprir os contratos firmados.
Miranda do Norte, a cidade uma verdadeira nojeira,a chegada, ali próximo à BR, coisa ridícula, e o Prefeitim suspeito de roubar 22 milhões, se for verdade, só muita taca nesse salafrário.
E era pra ser umas ds melhores cidades do Maranhão, uma localização privilegiada, mas se ver porque é essa nojeira.
Mais um duro recado do governador comunista para o grupo que está pensando em desafiá-lo.
Estão só “arrodeando” o Josimar pra ver se ele fica de joelhos.
A maioria dos prefeitos, não são todos, passam 4 anos administrando milhões de dinheiro público, principalmente verbas federais e emendas parlamentares…Da metade para o fim do mandato, é só roubo e desvio de dinheiro….Falta de cadeia e punição para esse tipo de gente, que buscam as prefeituras, somente com o intuito de se locupletar….Gastam muito dinheiro com verbas publicitárias para enganar a população e o buraco vai ficando…
Esses Prefeitos pensam que ainda estão no tempo do império dos Sanneys que podiam meter as mãos nos cofres públicos sem nenhuma preocupação, no Maranhão já teve tantas estradas feitas só no papel, fábricas que vinham se instalar e não vieram, Lunus, polo de confecções, usimar, refinaria premium etc.. e os 72 hospitais. Pobre Maranhão.