A Assembleia Legislativa do Maranhão prestou homenagem, na sessão plenária de quarta-feira (30), ao desportista maranhense Cláudio Vaz dos Santos, conhecido por “Alemão”, que faleceu na terça-feira (29). Os parlamentares, a pedido do deputado Roberto Costa (MDB), ficaram de pé e fizeram um minuto de silêncio.
Segundo Roberto Costa, Cláudio Vaz estava internado em um hospital de São Luís, após ser diagnosticado com Covid-19, mas não resistiu às complicações decorrentes da doença. Ele tinha 86 anos.
O parlamentar lembrou que Cláudio Vaz dos Santos foi um dos maiores desportistas maranhenses. “Foi um homem que trabalhou sempre pelo esporte. Quando fui secretário de Estado de Esporte, tive contato com ele e conheci sua história. Entre outras coisas, ele foi o criador dos Jogos Escolares Maranhenses, nossa mais importante competição esportiva”, disse Roberto Costa.
“Alemão” nasceu em São Luís, em 24 de dezembro de 1935. Ele foi atleta de basquetebol, voleibol, futebol de campo e salão, atletismo e natação. “Ele pertenceu à famosa ‘Geração de 53’ do esporte maranhense, atuante nas décadas de 1950 e 1960”, recordou Costa.
Reestruturação
Em 1971, formado em Economia, Cláudio Vaz dos Santos foi nomeado coordenador do Departamento de Educação Física, Esportes e Recreação da então Secretaria de Educação e Cultura. Ele reestruturou o esporte e a educação física maranhenses, implantando as escolinhas de esportes do Ginásio Costa Rodrigues, que passaram a funcionar quase 24 horas por dia. Nesse mesmo ano, criou o Festival Esportivo da Juventude (FEJ), embrião dos Jogos Estudantis Maranhenses (JEMs).