A Polícia Federal apreendeu nesta quinta-feira, 8, até um Ford Maverick V8 – carro avaliado em mais de R$ 200 mil – em nova ação contra desvios de recursos do combate à Covid-19 em São Luís.
A operação, denominada “Alinhavado”, foi deflagrada simultaneamente na capital maranhense, além de Codó, Brasília (DF) e Boa Vista (RR), com a finalidade de desarticular grupo criminoso estruturado para promover fraudes licitatórias e irregularidades contratuais no âmbito da Secretaria Municipal de Saúde de São Luís, envolvendo verbas federais que seriam utilizadas no combate à pandemia.
Segundo a PF, Inicialmente foi constatada a “montagem” em, ao menos, quatro processos licitatórios instaurados, em 2020, pela Semus ludovicense para a compra de insumos.
“Restou constatado que o grupo criminoso utilizou diversos mecanismos de fraudes para maquiar as irregularidades dos certames licitatórios, que teriam sido deflagrados com o ajuste prévio das empresas vencedoras. Além da frustração do caráter competitivo dos procedimentos licitatórios, de acordo com análises da Controladoria Geral da União – CGU, evidenciaram-se superfaturamentos contratuais e simulação de vendas, gerando prejuízo milionário aos cofres públicos”, diz nota oficial dos federais.
A operação, realizada por 30 policiais federais, cumpriu cinco mandados de busca e apreensão e cinco mandados de bloqueio de bens, expedidos pela 1ª Vara Federal de São Luís.
“Com o cumprimento da Constrição Patrimonial almeja-se a apreensão e o sequestro de bens (ativos financeiros, veículos e imóveis) num valor total de até 3,2 milhões de reais, quantia identificada como tendo sido recebida ilicitamente”, completa o comunicado da PF.
Se confirmadas as suspeitas, os investigados poderão responder por fraude à licitação (Art. 90, Lei 8.666/93), simulação de compra e venda (Art. 96, I e V, Lei 8.666/93), peculato (Art. 312 do Código Penal) e associação criminosa (Art. 288 do Código Penal). Somadas, as penas podem chegar a 21 (vinte e um) anos de prisão.
A denominação “Alinhavado”, do verbo “alinhavar”, significa “costurar provisoriamente”, fazendo referência aos processos licitatórios fraudados, que teriam sido “alinhavados” para, ao final, “costurar a contratação” de empresas previamente ajustadas.
Nessa operação aí a polícia federal foi na casa do fc oliveira do gestor do Detran Francisco nagib, e na empresa dele, em codó
Em Codó, a empresa FC Oliveira da família do atual diretor do DETRAN-MA, Francisco Nagib, foi alvo da operação.
Eu sempre denunciei que essas licitações tanto do Estado quanto do município sempre foram direcionadas. No estado Flávio Dino trouxe uma pessoa da Embratur de Brasília que nunca tinha visto um processo licitatório para colocar como presidente da CCL do Estado, no lugar de Francisco Baptista. Isso aconteceu propositalmente para fugir das regras da lei de licitações. O mesmo aconteceu na prefeitura de São Luís porque o prefeito era pupilo do comunista. A CGU ainda não fez uma fiscalização rigorosa nas comissões de licitações do Estado e se isso acontecer vai encontrar muito jabuti trepado em árvore. Muda Maranhão.
Gilberto Leda, tua informação está completamente equivocada. Essas imagens são da cidade de Codó e o carro apreendido é do empresário dono da FC Oliveira. Não consigo entender pq toda a blogosfera citou São Luís ao invés de Codó.
Leia novamente o texto e veja que não disse que o carro foi aprendido em SLZ. A operação é que é contra desvios em slz
“A Polícia Federal apreendeu nesta quinta-feira, 8, até um Ford Maverick V8 – carro avaliado em mais de R$ 200 mil – em nova ação contra desvios de recursos do combate à Covid-19 em São Luís.”
Desculpa, mas no texto diz sim, que foi apreendido em SLZ.
Precisaria de vírgulas, amigo, caso a intenção fosse dizer que o carro fora apreendido em São Luís
Se o prefeito não trocar essa equipe de licitações toda ele será o próximo. Esses caras tem que entender que agora a fiscalização é pra valer. Parem de roubar dinheiro dos cofres públicos!
Desde quando esse maverick velho vale 200 mil ?
Nem Opala original vale isso, imagina essa banheira.
Mas, o FC pai é sério, o estragado é o filho, que gosta de comer sozinho.
Tá conhecendo bem de carro