Foi aprovada nesta quarta-feira (3), pela Câmara de São Luís, a instauração de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar a atual situação do sistema de transporte público da cidade. A CPI foi requerida pelo vereador Marquinhos (DEM), com apoio do Coletivo Nós (PT). O Coletivo também protocolou requerimento para a realização de uma audiência pública na Câmara sobre esta pauta, para que se possa ouvir todas as partes envolvidas e buscar soluções permanentes para os problemas do transporte público.
O vereador Jhonatan Soares explicou que São Luís precisa solucionar os vários gargalos que tem sobre transporte e que o fim da greve dos rodoviários não finda estes problemas. “Nós precisamos de transparência, o fim da greve que já se arrastava por 12 dias não era a única preocupação. A verdade é que não temos um sistema de transporte público que atenda a demanda da população ludovicense com eficácia. Sabemos que essas discussões todo ano voltam à tona, como o aumento da passagem, o reajuste salarial dos trabalhadores que foi bem abaixo do que eles necessitavam, as empresas que não prestam um serviço de qualidade para a população, dentre outras problemáticas que precisamos de respostas”.
Soares pontuou ainda sobre o objetivo da CPI. “A CPI vem para exigir transparência na planilha de custos dos transportes públicos. Nós queremos saber, por exemplo, quanto vai custar para os cofres públicos a negociação feita entre Prefeitura e empresários para o fim da greve. Ninguém sabe quanto empresário está ganhando e nenhum deles apresentou uma planilha para mostrar que realmente não tem condições de executar o serviço. A Prefeitura precisa aprender a dialogar com esta Casa Legislativa e com a população ludovicense”, disse.