O atendimento aos usuários nesta terça-feira,16, na sede do Detran-MA, Postos Avançados e nas 15 Ciretrans insataladas nos municípios continua sendo feito, apesar da greve iniciada pelo Sindicato dos Servidores do Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão ( Sindsdetran) e Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público ( Sintsep). Movimento paredista foi considerado ilegal pela Justiça.
Todos os agendamentos feitos para esta terça-feira,16, estão sendo feitos. A meta do Detran-MA é manter seus serviços funcionando em todo o estado.
O diretor-geral do Detran-MA, Francisco Nagib, afirmou que a direção do órgão respeita o movimento e reconhece como justas as reivindicações, mas que a paralisação não é adequada para o momento. “Sempre estivemos abertos ao diálogo com todos os sindicatos de categorias e viabilizamos atender as reivindicações possíveis. O que não é possível, conversamos e mostramos porquê, sempre buscando o diálogo”, afirma Francisco Nagib.
Sobre o auxílio-alimentação, Nagib informou que continua sendo pago normalmente inclusive para os servidores que se afastam do trabalho por questões previstas em lei. A diretoria do Detran-MA e o Governo do Estado já estão atuando na tentativa de garantir também futuramente tal benefício.
Quanto ao reajuste salarial, Francisco Nagib lembra que o Governo do Estado está impedido de atender tal reivindicação, em função da Lei Complementar 173/2020, que proíbe reajuste salarial de servidores federais, estaduais e municipais até 31 de dezembro de 2021. Após este prazo, tema deve ser estudado.
Sobre a lentidão do sistema on-line, o Detran-MA já está migrando para uma nova plataforma, a Detran Net, o que possibilitará a ampliação do número de acessos simultâneos de 400 usuários, atualmente, para 10 mil, e mais agilidade na prestação de serviços digitais. O novo sistema deve entrar em operação em dezembro deste ano.
“O Detran-MA mantém-se aberto ao diálogo com todas as categorias, pois seu objetivo maior é garantir melhores condições de trabalho e valorização dos servidores e manter o atendimento de qualidade à população”, afirma Francisco Nagib.
…