O senador Weverton Rocha, pré-candidato do PDT ao Governo do Maranhão, acionou a Polícia Federal, nesta segunda-feira, 21, pedindo apuração de supostos disparos de notícias falsas contra ele por meio do WhatsApp.
O pedetista denunciou o envio de vídeos contendo fake news a seu respeito, além de movimentações para atrapalhar o desempenho de suas redes sociais. O senador informou que, no final de 2021, sofreu um ataque virtual em sua conta pessoal no Instagram, em que, segundo ele, foram adicionados 25 mil seguidores fakes – os chamados robôs produzidos na Índia e no Paquistão – com o objetivo de reduzir o engajamento da rede e dificultar a entrega de conteúdo.
“Protocolei junto à Superintendência da Polícia Federal do nosso estado pedido para providências e investigação de propaganda irregular que está acontecendo no Maranhão, com disparos em massa no WhatsApp, com fake e calúnias ao meu respeito. Isso é crime. A legislação é bem direta e firme. Nós não iremos tolerar que este tipo de crime aconteça, principalmente neste momento importante que a população vai viver que é o período eleitoral. Um momento no qual a democracia tem que prevalecer. Aos que espalham fake News, é bom saber que desinformação não é crime, mas criar fake news é crime e nós iremos combatê-lo”, disse.
Robôs
No fim de semana, a coordenação de pré-campanha do vice-governador Carlos Brandão (PSDB) também anunciou ter acionado a PF contra o uso de tecnologia para o cometimento de crimes eleitorais.
Desde a manhã de sábado, 19, afirmaram, milhares de pessoas do Maranhão vinham recebendo ligações via celular tentando induzir o eleitor a acreditar que Weverton Rocha é candidato de Lula, e Carlos Brandão, de João Dória. A voz dos “disparos” é de robô.
Numa das perguntas, o robô pergunta: “você sabe que Carlos Brandão é candidato de Dória e de Sarney? Sim ou não?” Na outra, indaga: “Você sabe que Weverton é o candidato de Lula? Sim ou não?”. Dois números foram registrados como emissores das ligações do robô: 62 3933-3051 e 11 3329 6896 (saiba mais).
A tá mim compre um bode só faltava essa
Uma coisa é certa: a culpa não é da oligarquia. Vamos ver até aonde esse clima amistoso da base dinista vai chegar.
Cobra comendo cobra, Dino nunca deixou as velhas táticas kkk
Teria que ser ao contrário! A PF atrás desse cara de peroba ai
É muita CARA DE PAU, desse indivíduo asqueroso…vade retro SATANÁS.
Devolve a grana do Costa Rodrigues.