Leis e ações em prol de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e pessoas com deficiência são destaques em encontros com lideranças do candidato a deputado estadual, Neto Evangelista. Nesta terça-feira (30), moradores do Cruzeiro do Anil conversaram sobre os benefícios que o parlamentar já conquistou para as pessoas com deficiência, autistas e seus familiares.
A lei 11.805/2022 de autoria do deputado, foi recém aprovada e proíbe a soltura de fogos de artifícios acima de 100 decibéis, preservando autistas, animais, idosos e pessoa com sensibilidade auditiva.
“Muita gente achou que não era necessário, mas é. Conheço autistas que tomam medicação controlada depois de sofrer convulsões, animais que já infartaram e morreram por conta do barulho de fogos. Na vida em sociedade, e principalmente na vida pública, é necessário se colocar no lugar do outro. Pode soltar foguetes, mas respeitando as outras pessoas com sensibilidade”, disse o deputado.
Outras leis em benefício dos autistas de autoria de Neto Evangelista já estão valendo em todo o Maranhão. A de número 11.633/2021 garante sessão mensal adaptada para autistas em cinemas do estado.
Já a lei 11.465/2021, garante laudo permanente para pessoas com autismo. A 11.456/2021, assegura atenção integral do sistema de saúde ao diagnóstico e atendimento terapêutico de pessoa com TEA.
A lei de número 11.097/2019 obriga a presença de intérprete de libras nas exibições de eventos públicos e privados culturais e sociais no Maranhão. A lei 11.066/2019 obriga a busca imediata de pessoas com deficiência desaparecidas.
Eita, Neto! Weverton acabou contigo. Acho que tu não vai mais não, dessa vez num vai nãoooo.