De acordo com o IBGE, quase metade dos casais nordestinos não formalizam o matrimônio, vivendo em união consensual. O baixo poder aquisitivo é um dos incentivadores desse cenário. O número de casamentos civis no Brasil está em queda, ano após ano, desde 2016. A preocupação do Poder Judiciário quanto a este cenário não é atual, vem de décadas, motivo pelo qual instituíram o modelo de casamento comunitário em nosso estado.
Esse formato é um projeto da Corregedoria Geral de Justiça, realizado no Maranhão desde 1998, instituído pelo então corregedor Desembargador Jorge Rachid. Já foram realizados mais de 80 mil casamentos em todo o estado.
Em Lago da Pedra, centenas de casais participaram do evento, concretizando uma vontade que, na maioria dos casos, perdurou por muitos anos.
Em sua fala, o desembargador José Ribamar Froz Sobrinho, Corregedor Geral de Justiça do Maranhão, destacou a importância da legalização da união desses casais perante a lei e a sociedade, assim como a importância da gestão pública em cooperar para que os mesmos sejam realizados nos seus municípios.
“Reunir 180 casais para um casamento comunitário é um feito gigante. A prefeita Maura Jorge foi a primeira a solicitar um casamento comunitário junto à corregedoria. Eu disse que escolheríamos uma data para fazermos um casamento maravilhoso, e hoje estamos aqui, porque é isso que desejo, um casamento maravilhoso para todos vocês”.
A prefeita Maura Jorge participou do evento e ressaltou a importante parceria do município na realização deste ato tão significativo para a sociedade lagopedrense.
“Este é um momento de muita alegaria para mim, como gestora, em poder juntar forças com o Tribunal de Justiça e nesta noite tornar Lago da Pedra a capital do amor!”, disse Maura Jorge.
Prestigiaram e contribuíram para este significativo momento da sociedade lagopedrense o Desembargador José Ribamar Froz Sobrinho, Desembargador José Gonçalo de Sousa Filho, Prefeita Maura Jorge Alves de Melo, Juiz Dr. José Jorge Figueiredo dos Anjos Junior, Juíza Dra. Tereza Cristina Franco Palhares Nina, Juiz Dr. Rodrigo Costa Nina, Juiz da 1ª Vara da Comarca de Lago da Pedra Dr. Marcelo Santana Farias, Juiz Dr. Bernardo Luiz de Melo Freire, Juiz Dr. Alessandro Bandeira Figueiredo, Juiz Dr. Marcelo Silva Moreira, Juíza Dra. Denise Cysneiro Milhomen, Promotor de Justiça Dr. Crystian Gonzalez Boucinhas, Promotor de Justiça Dr. Lúcio Leonardo Froz Gomes, Defensora Pública da Comarca de Lago da Pedra Dra. Ana Laura Migliavacca de Almeida; Diretora do Fórum da Comarca de Lago da Pedra Dra. Cristina Leal Meireles e o Registrador Civil Dr. Diogo Emanuel de Souza Sales.