Casas de Esperanças: projeto mudará o Maranhão, avalia José Reinaldo

Por José Reinaldo Tavares

Amigos e amigas, estamos procurando nos cercar dos maiores especialistas para que as Casas de Esperanças possam prestar às comunidades pobres, um atendimento que hoje só as classes mais remediadas têm acesso. Estamos nos valendo de estudos realizados por grandes especialistas da UFMA (Universidade Federal do Maranhão) e da UNICEUMA (Universidade CEUMA).

Estamos aprendendo como lidar com as gestantes, de modo que elas possam fazer um pré-natal completo, serem alimentadas para proteger seus nenéns e evitar preocupações presentes nas mães em situação de pobreza.

Muitas mães não fazem um pré-natal completo porque nem sempre têm dinheiro para a passagem do ônibus e, muitas vezes, as consultas não são feitas, mesmo que elas se desloquem para o local da consulta por falta de
médico ou pessoal habilitado. Isso desanima. Mas as Casas de Esperança não permitirão que isso aconteça porque os atendimentos serão prestados lá mesmo, no bairro onde a gestante mora. E haverá sempre profissionais médicos prontos para o atendimento.

Um problema que foi constatado nestas pesquisas é que, principalmente depois do sexto mês, é comum muitas terem depressão preocupadas com o quê a família, marido e filhos, vão comer no dia seguinte. Nós evitaremos
essas legítimas preocupações dela, colocando um restaurante popular nas Casas de Esperanças, uma demonstração forte da importância das Casas, para que as gestante possam se dedicar integralmente ao seu pré-natal.

E quando a sua filha ou filho nascer, receberão apoio integral, cuidados médicos, vacinações na época certa, alimentação da maior qualidade, preparada lá mesmo, sempre com o olhar da mãe, e se precisar de cuidados maiores a Casas já estão providenciando convênio com a Faculdade de Medicina do CEUMA que, com seus especialista, prestarão todo o apoio necessário à criança.

Bem, ainda não decidimos em qual bairro faremos a primeira delas, mas será na região Itaqui-Bacanga. Essas Casas cuidarão das crianças, de zero a cinco anos, preparando-as para entrarem no Ensino Fundamental, em igualdade de condições com qualquer criança. Elas conviverão com outras crianças para haver uma variedade de interesses, trabalharão juntas, terão cultura, esportes, leitura, uso de computadores, muitos brinquedos, muita diversão mas também noções de como viver em sociedade, de companheirismo, de respeito aos outros e aprenderão a ler e escrever de primeiras contas, enfim, terão toda uma preparação para a vida em sociedade, tudo o que uma criança precisa para seguir em frente nos estudos e na vida.

Todos nós estamos entusiasmados com esse projeto, motivador e nobre. A primeira Casa de Esperanças será um projeto piloto que servirá para fixar o modelo final delas. Vamos acompanhar o desenvolvimento da criança para
saber se está tudo certo. O que não funcionar bem será mudado, trocando as pessoas, que serão sempre especialistas.

Se der tudo certo como esperamos, nós finalmente estaremos em mãos com o projeto que mudará o Maranhão, que vai diminuir a pobreza e a desigualdade social. E uma coisa está clara. Todos querem participar de um projeto tão benéfico. Nós, durante a construção da Casa, estaremos debatendo com o bairro, explicando e tirando as dúvidas de todos. Rogo a Deus para que tudo dê certo.

5 pensou em “Casas de Esperanças: projeto mudará o Maranhão, avalia José Reinaldo

  1. ACHO DIFÍCIL DAR CERTO PQ SE ACABAR COM A POBREZA ACABA COM OS VOTOS DO GRUPO DELE.
    ACHO QUE VAIA SER MAIS UM DAQUELES PROGRAMAS PRA “ARRECADAR” DINHEIRO PÚBLICO

  2. Com toda essa “mordomia” agora é mesmo que pobre vai fazer filho de manhã de tarde e de noite kk

  3. Meu caro xará,olho em muitos lugares dessa cidade, cenas que as vezes me revolto por não puder resolver,olho crianças com uma carinha de fome com menos de três anos acompanhada de suas mães e ambas com um semblante que doe no nosso coração. Eu rogo ao pai partir de hoje, para que essa sua intenção brilhante, dê certo o mais breve possível,pois muitas pessoas estão chorando nesse momento atrás de alguma ajuda e não encontram.Deus tocou no seu coração e sei que como homem público e ex governador ,fará imediatamente com Brandão acontecer o que Deus determinou,olhar os anjinhos da terra.Parabéns!

Os comentários estão fechados.