A Polícia Civil do Maranhão, através da Delegacia de Roubos e Furtos (DRF), em conjunto com a Polícia Civil do Ceará, deu cumprimento no nesta quarta-feira (22) a mandado de prisão preventiva em desfavor de um advogado suspeito de ter se apropriado de mais de um milhão de reais decorrentes de alvarás judiciais de clientes.
O Blog do Gilberto Léda apurou que o advogado é José Ribamar Torreão Smith Junior. O espaço está aberto à manifestação da sua defesa.
As investigações identificaram, ao menos, 11 vítimas. Os clientes contratavam os serviços advocatícios do investigado e ao terem as ações julgadas procedentes, o advogado sacava a integralidade do valor do alvará e não repassava aos cliente os valores devidos. Quando os clientes iam buscar informações a respeito do processo, não conseguiam mais contato com o investigado.
Muitos alvarás são decorrentes de indenizações por acidentes de trabalho que deixaram as vítimas com deficiência permanentes (perda de membros e paraplégicas).
A prisão foi realizada pela Polícia Civil do Ceará, já que o advogado não residia mais no Maranhão e, segundo os investigadores, evitava receber as intimações policiais para prestar esclarecimentos.
Esse rábula já enganou muita gente, tem até matéria na TV sobre ele, é mais um advogado bandido num universo profissional onde muitos exploram e enganam os clientes. Espero da OAB, que além de organizar jogo de futebol e festas, casse o registro desse sujeito para ele não enganar mais ninguém.
Absolutamente surpreso com essa notícia! Conheço a família e, acima de qualquer suspeita, jamais imaginei que Júnior Smith fosse uma pessoa dessa natureza. Realmente, não conhecemos mais ninguém.