A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) iniciou, no último fim de semana, os serviços de implantação dos equipamentos de fiscalização eletrônica na Via Expressa. Localizado em pontos estratégicos, o novo sistema tem como objetivo garantir que a velocidade máxima permitida na via, que passa a ser de 60 km, seja obedecida pelos condutores e que acidentes sejam evitados.
O projeto de sinalização horizontal e vertical elaborado pela SMTT, levou em consideração características específicas e atuais do local, dentre elas o grande número de famílias que moram nas proximidades da via e o surgimento de escolas, igrejas e praças na região.
“É importante esclarecer que a Via Expressa de hoje possui características diferentes daquela inaugurada há 10 anos. Antes não havia habitações às margens da pista, o que viabilizava o fluxo veículos em maior velocidade. Com a nova realidade, são necessárias readequações e a adoção de medidas de segurança para os pedestres e condutores. Nosso objetivo é preservar vidas, possibilitando um trânsito mais adequado e seguro para todos”, explicou o secretário da SMTT, Diego Baluz.
O equipamento eletrônico fixo (radar) que está sendo instalado dos dois lados da via, obedece a regulamentação do Instituto de Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e entre suas principais funcionalidades estão a fiscalização da velocidade dos veículos, parada sobre faixa de pedestres, monitoramento de veículos trafegando na contramão, conversões e retornos proibidos. O sistema também será integrado ao Centro de Controle de Operações (CCO) da SMTT.
Após o término dos serviços de instalação, previsto para o dia 13 de janeiro, o equipamento vai funcionar em período de teste por 30 dias e só após esse prazo passará a operar com a fiscalização do trânsito na Via Expressa. Para melhor orientar a população, a SMTT instalou placas de regulamentação e de advertência ao longo de toda a extensão da via, além da sinalização de solo que inclui faixas de pedestres.
Abuso do poder de polícia por parte da Administração municipal. É vedado colocar radar em rodovia estadual.
Porra, instala umas passarelas, coloca uns guard rails, sei lá… Via expressa a 60 km por hora é sacanagem. É mais lento que as avenidas.
Melhor mudar de nome, via expressa nunca foi, não tem características nenhum para se chamar assim, coloca outro nome, fica menos vergonhoso, sugestão AV: REI PELÉ, em homenagem ao rei do futebol que nos deixou recente…. Outra sugestão para o prefeito e para o governado, instalem passarelas enfrente de escolas e shopping, assim o trânsito flui e pedestre tem mais segurança, e podem fazer parceiras com essas instituições para diminuir os custo com a instalação de passarela ….
Grandes avenidas e ruas sem nenhuma sinalização, horizontal e vertical…Bifurcação ( divisão ou separação), acessos de bairros sem nenhuma indicação, ….. Bem perto da própria sede da SMTT, no IPASE, os acessos de laterais da via expressa , não existem nenhuma placa…..Falta de conhecimento ou incompetência …..?—- Quem vem descendo do shopping, em frente a um condomínio, a Daniel de La Touche segue em frente…Para acessar a via expressa, não há uma indicação siquer. o que tem lá, são vários postes e se não prestar atenção, ou passa direto ou se arrebenta……. Uma autarquia inoperante….
A Via Expressa, deixa de ser Via Expressa…!!