Lula vê fracasso de Múcio e Dino na situação de BSB, diz colunista do UOL

UOL

Valter Campanato/Agência Brasil

Segundo o colunista do UOL Kennedy Alencar, o presidente Lula (PT) demonstrou insatisfação com o desempenho dos ministros Flávio Dino (PSB), da Justiça, e José Múcio, da Defesa, no combate aos ataques golpistas de ontem em Brasília.

“Ele (Lula) vê o fracasso grande do José Múcio, ministro da Defesa, e do Flávio Dino. O Múcio e o Flávio falharam no primeiro grande desafio que tiveram, sobretudo o Múcio, que foi o ministro da Defesa que disse que Bolsonaro era um democrata e que havia manifestantes democratas, inclusive parentes dele no QG do Exército”, informou Kennedy.

O afastamento de Ibaneis Rocha do governo do Distrito Federa e o desmonte dos acampamentos com golpistas foram medidas solicitadas pelo advogado-geral da União, Jorge Messias, e acatadas por Alexandre de Moraes. A AGU entendeu ser preciso agir de forma mais dura.

Ainda durante a edição desta tarde do UOL News, Kennedy destacou que Flávio Dino “tomou uma rasteira” do governador afastado do DF, Ibaneis Rocha (MDB), e das autoridades de segurança da capital.

“Em determinado momento, no entanto, Dino começou a recuperar o terreno perdido, propondo a intervenção militar nas forças de segurança pública do DF, quando Lula estava em Araraquara ontem e Lula de pronto aceita”.

De acordo com o jornalista, o presidente da República tem a avaliação de que quem “arrumou a casa” após os ataques foi o ministro do STF Alexandre de Moraes.

Foi a partir de uma decisão de Moraes, que os acampamentos dos QGs do Exército, em Brasília e no resto do Brasil, começaram realmente a ser desmontados. Portanto, o Múcio operando com os militares não conseguiu sucesso nessa área. Foi necessário uma decisão do Alexandre de Moraes para que isso acontecesse.”

Para o colunista, também foi uma decisão acertada de Moraes afastar Ibaneis Rocha do governo do DF. Com a medida, segundo Kennedy, o magistrado “deu um sinal” para outros governadores que têm polícias bolsonaristas e radicalizadas a “não seguir o mesmo caminho”.

“Hoje, o Lula tem uma avaliação de que o caminho para enfrentar o problema é muito mais um caminho que o Alexandre de Moraes decidiu seguir do que aquele que o Múcio e o Flávio Dino seguiram”.

10 pensou em “Lula vê fracasso de Múcio e Dino na situação de BSB, diz colunista do UOL

  1. Não vou julgar a (in)competência dos ora ministros do governo recém assumido, mas me pergunto, será que o jornalista Kennedy Alencar queria, ou esperava, que as forças policiais fossem às ruas para agir com truculência e excesso de força para desmontar os “acampamentos” e nos atos terroristas ?? Penso que houve parcimônia e faltou agilidade para uma atitude visto que a PM de Brasília acompanhou os baderneiros à distância e nada fez e já havia informações da possibilidade dos atentados. Resta apurar e responsabilizar os culpados.

  2. Tomaram a eleição na mão grande, e o povo que pede por justiça é golpista?
    Os blogueiros avançaram um nível: agora são jornaleiros.

  3. Flavio Dino está sendo um gigante no combate a esses vândalos terroristas. No entanto, não tem o poder de afastar governador tampouco antecipar intervenção federal sem que tivesse fato que o justificasse, mas assim que apareceram os fatos articulou a intervenção em tempo record. Parabéns, Flavio Dino, você nos representa.

  4. Gilberto, eu não sou vidente, mas, se o Executivo, Legislativo e Judiciário fraquejarem na empreitada contra essa organização golpista que está entranhada no País, o governo federal vai precisar decretar ESTADO DE DEFESA para tentar conseguir estabilidade política e governabilidade, no País. Aguarda!

  5. O orgulho precede a queda. Lata cheia não faz barulho. Chegou aparecendo mais que o Lula. O PT se infiltrou entre os patriotas, quebrando tudo para forçar a renúncia dele. Simples assim . Basta vê as imagens .Esse é o modus operandi do partido. Como FD é ingênuo. Chega a dá pena

  6. É uma vergonha olhar o FD falando algumas besteiras e se achando o sabe tudo do governo federal.Acho que o Lula está um pouco perdido nesse começo de governo e com alguns ministros fracos como o FD

  7. Ministro Flávio Dino imaginou que tivesse mexendo com os quilombolas e com osindígenas,quando eles estavam protestando na frente do Palácio dos Leões e o tão governador Flávio Dino mandou a tropa de choque descer a borracha neles.

  8. Falando mal de Flávio Dino…. só derrotados, recalcados, mequetrefes e frustrados diante da enorme visibilidade do ministro…..

Os comentários estão fechados.