O deputado federal Sanderson (PL-RS) protocolou na Procuradoria-Geral da República (PGR), nesta terça-feira, 17, representação pedindo apuração da conduta do ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino (PSB), durante os atos que culminaram com a invasão das sedes dos três Poderes, em Brasília, no dia 8 de janeiro.
O parlamentar acusa o socialistas de prevaricação por suposta omissão.
“Isso porque a Agência Nacional de Inteligência (Abin) teria informado o ministro da Justiça sobre o risco iminente de ataques a prédios públicos em Brasília, fato que acabou se concretizando no dia seguinte”, diz Sanderson no pedido de investigação.
Para ele, diante dos alertas, “certamente teria sido possível estruturar uma ação preventiva e efetiva contra os atos de vandalismo”.
“Ficou evidente a euforia que tomou conta do governo Lula a partir dos eventos de vandalismo havidos no último dia 8, chamando a atenção de todos a possibilidade de realmente ter ocorrido uma omissão proposital de quem tinha o dever de agir no âmbito do governo federal, vistas grossas para o quebra-quebra acontecesse, como de fato infelizmente aconteceu”, complementa.