O gesto do governador Caros Brandão (PSB), de receber no Palácio dos Leões o prefeito de São Luís, Eduardo Braide (PSD), foi um duro golpe no deputado federal eleito Duarte Júnior (PSB).
Braide, como se sabe, faz oposição política ao chefe do Executivo estadual.
Na última eleição, enfrentou justamente Duarte no segundo turno – quando este tinha apoio total e irrestrito do governador.
Mas muita coisa mudou desde então.
Desde que se reelegeu, Brandão tem priorizado a aproximação com toda a classe política. Na contramão, a relação dele com o parlamentar parece ser cada vez mais distante.
Desde que se reelegeu, o governador ainda não recebeu seu antigo aliado no Palácio. E o fato de haver recebido o prefeito da capital antes é revelador.
Duarte segue tentando fazer parecer que é o preferido de Brandão para 2024. Mas se não está à frente sequer de Braide, como poderia estar melhor posicionado que o vereador Paulo Victor (PCdoB), por exemplo?
Em tempo: o deputado Duarte compartilhou uma imagem ao lado de Brandão nos Leões, dando a entender que teve audiência exclusiva com o governador, depois do encontro deste com Braide. Mas esteve lá junto com um grupo de lideranças da base aliada.
O Braide está certo. Se não se aliar, corremos o risco de ter o palhaço na prefeitura.
Brandão já tem candidato na estufa. E não é o “palhaço” e nem o Braide. Mas, anote: daqui a dois anos Brandão, na garupa do Larápio Ignácio é do Baloffo, vai está tão desgastado que o “apoio” dele prejudica.
Os resultados de Duarte a frente do PROCON e VIVA (2015-2018) e como Deputado Estadual (2019-2022), respectivamente, são exitosos. O órgão PROCON | VIVA tem mais de 60 Unidades de pontos de atendimentos e foi considerado o Deputado Estadual mais produtivo da atual Legislatura. Precisamos considerar sua capacidade e resultados…precisamos reconhecer o trabalho realizado…