O deputado estadual eleito Fernando Braide anunciou, em entrevista ao programa Direto ao Ponto da TV Assembleia, nesta sexta-feira (20), que vai mudar de partido nos próximos dias. Isso porque o PSC, legenda pela qual se elegeu, não atingiu a cláusula de desempenho e está em processo de fusão nacional com o Podemos. O parlamentar deverá ingressar no PSD, mesmo partido em que está o prefeito de São Luís, Eduardo Braide, atualmente.
Fernando também declarou que se manterá mais independente em relação ao governo na Assembleia Legislativa, quando foi questionado sobre a formação de blocos na Casa.
“Por enquanto, minha linha é de independência. Aquilo que for a favor do estado e em prol da nossa cidade, pode contar com meu apoio. Mas aquilo que eu achar que não é bom, por exemplo, eu serei contra”, assinalou.
Mesa Diretora e expectativas
Fernando Braide (PSC), que será empossado no dia 1º de fevereiro em uma cadeira na Assembleia Legislativa do Maranhão, revelou na entrevista que poderá também ocupar um cargo na mesa diretora da Casa ao ser questionado sobre a formação de comissões.
O Direto ao Ponto abordou ainda as expectativas para o primeiro mandato do parlamentar, os projetos, as relações com o governo Carlos Brandão e o cenário político na atualidade. Os assuntos pontuaram a conversa com a jornalista e apresentadora Silvia Tereza, diretora adjunta de Comunicação da Alema.
Prefeitura e governo Brandão
Administrador e experiente empreendedor, Fernando Braide foi eleito com 42.506 votos. Na entrevista, ele afirmou que buscará ser uma ponte entre a Prefeitura de São Luís e o governo do Estado e comentou recente encontro do prefeito Eduardo Braide com o governador Carlos Brandão.
“Essa relação é muito boa para a nossa cidade e para as pessoas. O governador vai caminhar junto com o prefeito em projetos que sejam favoráveis aos ludovicenses. E para facilitar essa união, nada melhor que um deputado estadual como eu, por ser irmão do prefeito e ter o maior interesse em trazer os melhores projetos para a nossa cidade”, disse.
Ao falar das ações para o próximo ano, que precede a eleição para o Executivo Municipal, ele disse estar preparado para ser uma espécie de “líder do governo Braide na Alema”. “Sei que, nesse momento, eu serei muito visado por ser o irmão do prefeito, mas eu vou responder com projetos, com boas ideias e com as soluções, e não ficar só atacando por atacar”, frisou.
Bandeiras no Parlamento
No Parlamento Estadual, o deputado pontuou que terá como bandeiras a saúde com ações voltadas ao câncer; a educação focada na primeira infância; o empreendedorismo por entender que essa é uma forma que o cidadão tem de mudar de vida; e a causa animal, que é uma demanda recebida das redes sociais.
Fernando Braide afirmou, ainda, que há muito tempo trabalha na política, nos bastidores, e agradeceu a votação que obteve. “Graças a Deus e ao povo do meu estado, eu fui eleito o deputado estadual mais votado de São Luís, o que para mim é uma honra muito grande. Isso me traz uma responsabilidade ainda maior. Mas estou preparado para atuar bem, pois quero honrar o voto que as pessoas me deram”, concluiu.
Esse pilantra acabou com o IPAM, Semcas e semu, para se eleger.