Ao discursar na abertura do Ano Judiciário de 2023, o presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão, desembargador Paulo Velten, disse esperar do governador Carlos Brandão (PSB) – que estava ao seu lado na solenidade – a breve nomeação de mais quatro desembargadores para a Corte.
O TJMA atualmente é composto por 33 membro.
“É neste plenário, recém-adaptado para abrigar os atuais 33 desembargadores, e os quatro que ainda virão, esperamos que em breve, senhor governador, que […] dou início ao Ano Judiciário de 2023”, destacou.
Em sua fala, Velten fez, ainda, uma exaltação à democracia brasileira, em referência às reações contra os ataques realizados por bolsonaristas, em Brasília, no 8 de janeiro.
“O otimismo se assenta na constatação de que as instituições republicanas estão unidas e saíram fortalecidas do infame ataque sofrido no último dia 8 de janeiro, de modo muito especial o Poder Judiciário, guardião primaz da Constituição, da Lei e dos postulados do Estado Democrático de Direito”, completou.
Ainda referindo-se aos ataques golpistas em Brasília, o presidente Paulo Velten destacou que o Poder Judiciário foi o mais testado, ameaçado e atacado entre os poderes por aqueles que não compreendem ou não querem compreender o principal papel do Judiciário em uma democracia, comparando-os às características identificadas, em meados do Século XIX, na obra de Alexis de Tocqueville. “Só as mentes ignaras, autocráticas, presas a um passado de trevas, ainda não perceberam isso”, enfatizou Paulo Velten.