O governador do Maranhão, Carlos Brandão (PSB), e os demais 26 governadores dos estados e do Distrito Federal reúnem-se nesta sexta-feira, 27, com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no Palácio do Planalto, e devem tratar de perdas de receita das unidades da federação em virtude da redução da alíquota de ICMS dos combustíveis
No caso do Maranhão, a taxa do tributo era de 31%, caiu para 18% no ano passado, e passará a ser de 20% a partir de março – já que nova lei foi sancionada em dezembro de 2022 (saiba mais).
Brandão também deve apresentar ao presidente o projeto do Terminal Portuário de Alcântara (TPA), um investimento de cerca de US$ 7 bilhões que deve gerar mais de 100 mil empregos diretos e indiretos no Maranhão.
Esta será a segunda vez que Lula se encontrará com os chefes estaduais.
A primeira reunião ocorreu em 9 de janeiro, um dia após os atos de depredação das sedes dos Três Poderes, em Brasília.
Poderá depois dessa reunião vir um aumento nos preços dos combustíveis e com isso, aumentará até a cesta básica do trabalhador, que anda mais apertado do que picolé em caixa. Aguardar e conferir. Coitado do servidor público do estado, que anda argolado nos consignados , sem reajuste das categorias ,como os efetivos que querem se aposentar na sua maioria.