O deputado Eric Costa (PSD) anunciou, na sessão plenária desta quinta-feira (16), que pretende realizar reunião com o Ministério Público, com apoio do Instituto de Promoção e Defesa do Cidadão e Consumidor do Maranhão (Procon), para discutir o preço da carne bovina praticado no Maranhão.
Segundo o parlamentar, há uma grande diferença entre o preço praticado pelos frigoríficos junto aos criadores e o preço final ao consumidor.
O deputado contou que na quarta-feira (15) conversou com o procurador-geral de Justiça, Eduardo Nicolau, e agendou uma reunião para a semana após o Carnaval para tratar do assunto, envolvendo também o Procon.
Outra medida anunciada por Eric Costa, ao pedir a assinatura dos colegas, é uma denúncia que será encaminhada ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) para apurar se existe acordo de preço entre os frigoríficos, ou se existe uma divisão regional de mercado. “Se nós conseguirmos comprovar isso, prestaremos um grande serviço não só aos consumidores, não só aos produtores, mas à economia em geral do Maranhão”, declarou.
Para o deputado, a Assembleia não pode ficar de braços cruzados, observando a população sendo prejudicada por inteiro. Ele acrescentou que, assim como o consumidor, o produtor também deve ser protegido. “O produtor que gera renda, que gera emprego, que produz a carne, que produz essa proteína tão importante para a cesta básica”, finalizou.
Isso se chama livre concorrência, o estado do Maranhão não produz tudo que consome. Precisamos de mais frigoríficos. O deputado deveria criar leis com incentivo para atrair mais indústrias, temos um rebanho com mais de 8 milhões de cabeças. Só em Barra do Corda, onde ele foi prefeito, existem dois frigoríficos. Eles estão combinando preço?
Mais uma vez os agentes públicos querendo intervir no.mercado em vez de criar mecanismos de desenvolvimento para cadeias produtivas.