Com greve iminente, Brandão diz que debate reajuste de professores

Com a iminente greve dos professores do Maranhão – marcada para iniciar-se na próxima segunda-feira, 27 -, o governador Carlos Brandão (PSB) comentou o assunto nesta sexta-feira, 24.

Segundo ele, a gestão estadual está atenta ao caso. “Estamos atentos à questão do reajuste dos professores. Já debati com o governo federal sobre compensações aos estados devido às perdas fiscais nos últimos anos. Compensação inclusive na educação, fundamental para auxiliar na viabilização do reajuste salarial da classe. Temos dialogado com o sindicato da categoria e, inclusive, apresentamos proposta de reajuste salarial e uma série de ganhos aos professores. Reitero que continuamos abertos ao diálogo em busca de um consenso”, afirmou.

O socialista também salientou que os professores estaduais no Maranhão já recebem o 3º maior salário do Brasil e que o seu governo seguirá valorizando a categoria.

“Destaco que os professores estaduais já recebem o 3° maior salário do país para a jornada de 40h e acima do piso. Dos 15 itens solicitados, oito foram aprovados pelo nosso Governo do Maranhão, e podem contar com o nosso compromisso para valorizar a categoria, com responsabilidade fiscal”, finalizou.

Os professores querem pressionar o governo a pagar reajuste de 14,95%, como dado pelo MEC ao piso da categoria. Mas a proposta do Estado é de pouco mais de 8%, sob a legação de que os profissionais da área já recebem acima do piso no estado.

4 pensou em “Com greve iminente, Brandão diz que debate reajuste de professores

  1. A greve dos professores nem começou ainda e já foi considerada ilegal. Parece piada um negócio desse. Especialmente vindo do “Governo da Educação”.
    Professores fazem greve na forma da lei e solicitam seus direitos dentro da legalidade. Professores fazem greve e ainda têm que “ouvir ” que a concessão de seus direitos, como o piso, “promovem grave lesão aos cofres públicos “, que é um impedimento para manter a “responsabilidade fiscal “. Isso é coisa de país sério? É coisa de Governdor que tem a bandeira de luta a Educação? Enquanto professores continuarem calados sendo desvalorizados esse país não vai crescer. Quando vão entender isso? O dinheiro precisa chegar simmm aos professores!!! Deixem de mesquinharia!!! Dinheiro do Fundeb chega aos BILHÕES. Pra onde vai esse dinheiro todo? Não há transparência! Temos que ganhar os melhores salários, siiiimmmm! Por que professores não podem ter uma vida digna como a dos políticos? Por que não podemos ser valorizados na mesma medida dos discursos em tempos de propaganda eleitoral? Que pensamentos limitantes são esses que seguram esses políticos que não entendem que um Estado só cresce pela Educação? Dá muito ódio ao saber que eles reajustam anualmente seus melhores salários enquanto os professores precisam largar seus alunos para fazer greve e se humilhar para receber seus reajustes anuais. É extremamente revoltante ver um país que não respeita os professores!!!

  2. A cada dia estou me sinto mais desestimulado para dar aula com tamanha desvalorização à classe dos professores, não deixando de refletir nos nossos alunos e no futuro do nosso país. Esse governo é a continuidade do que passou ,com as mesmas figuras inimigas da educação.
    Não somos idiotas e está claro pra todos o descaso de todos os gestores dos últimos anos em nosso estado.

  3. Esse governo não paga os precatórios dos servidores da SEFAZ ! E o SINTAF – Sindicato dos servidores é um fiasco ….Vem aí o pior governo do Maranhão dos últimos tempos ..

Os comentários estão fechados.