Via Expressa: redutores levam mais segurança, diz SMTT; você concorda?

A implantação de radares na Via Expressa, pela Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), que desde a última segunda-feira (6) passou a autuar por excesso de velocidade, proporcionou mais segurança aos moradores que vivem nas comunidades situadas ao longo da via. A efetivação dos equipamentos, instalados de um lado e do outro da pista, representa uma etapa importante das ações de sinalização realizadas no local.

O secretário da SMTT, Diego Baluz, esteve no local na manhã da segunda-feira (6), acompanhando o início do funcionamento efetivo dos equipamentos de fiscalização eletrônica e destacou a importância da conscientização dos condutores que utilizam a via.

“Estaremos durante esta semana enfatizando ainda mais a importância do respeito à sinalização e continuaremos informando sobre a nova realidade da via, o que vem sendo feito desde a instalação dos redutores de velocidade. Para tanto, a equipe da Coordenação de Educação para o Trânsito tem intensificado, desde a implantação da sinalização, as atividades de conscientização na área com blitz educativa, distribuição de panfletos informativos, além de abordagens a condutores e pedestres”.

Para o motorista Nadiel de Jesus, 34 anos, morador do Recanto Vinhais, que fica na extensão da via, “graças à sinalização posta, já não vemos o que era rotineiro vermos, que são a incidência de imprudência de motoristas, gerando acidentes de vários tipos como capotamentos, atropelamentos e casos fatais”.

O morador, que também faz parte dos representantes das comunidades da região, destaca o empenho da equipe da SMTT, que recebeu os moradores para discutir as melhorias e elaborou projetos destinados a mudar a sinalização da via e proporcionar mais segurança aos moradores e pedestres.

As alterações foram iniciadas desde outubro de 2022 e consistiram na alteração do traçado da avenida e vias adjacentes que passam pelo bairro Vinhas Velho, manutenção de vias, implantação de mão única em algumas ruas das comunidades, sinalização horizontal como faixa de pedestres, indicação de velocidade, divisor de fluxo, faixas contínuas, bordos e sinalização vertical com placas de indicação de velocidade e implantação de redutor de velocidade.

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  1. Deveriam era tirar as lombadas causadas por asfaltamento mal feito, além do que quando chove não tem por onde a água escorrer ficando várias poças (aquaplanagem),e tapar os retornos indevidos feitos por moradores ao longo da via.

  2. Fazem uma via de trânsito rápido entre bairros com o objetivo de dar fluidez ao trânsito e desafogar as avenidas principais. A inércia do poder público em fiscalizar a ocupação irregular das margens da via e evitar que essas ocupações se consolidem fez aumentar o número de acidentes.
    Qual a saída? Remanejar os ocupantes ilegais? Não! Diminuir a velocidade de tráfego numa via “expressa”.
    Aqui é assim: fazem uma coisa com um objetivo, fecham os olhos para as irregularidades que vão ocorrendo e depois muda-se o objetivo inicial da coisa.
    Via sem-pressa, uma vergonha

  3. Claro que não.
    A solução seria a colocação de passarelas, mais o poder público tanto a nível estadual quanto municipal, sonpensam em onerar cada vez mais o bolso dos cidadãos.
    Fazer uma parceria público/privado para a construção das mesmas, mais não vemos nada disso.

  4. Esta faltando a placa obrigatória próximo aos fotosensores a placa de fiscalização eletrônica, o que tornará imprópria as multas por ventura registrada. Ou seja a falta desta placa de sinalização da a entender que o órgão fiscalizador está a ser banco de cobrança de multas

  5. Só no Maranhão mesmo. Via expressa é sinônimo de trânsito rápido. Aí vem a prefeitura e instala redutores. Um retrocesso. O que deveria serem instaladas, deveriam ser passarelas para pedestres.

  6. SIMPLESMENTE DEIXOU DE SER UMA VIA EXPRESSA.
    DE OUTRO LADO, OS ACESSOS E RETORNOS IMPROVIDADOS POR MORADORES NÃO FORAM ELIMINADOS.

  7. Incrível incrivelmente incrível.
    Uma via expressa foi morta, anulada. Perdeu o sentido de vis expressa.
    Lembro-me em 2012 quando fui à Belo Horizonte-MG. Estava havendo uma manifestação para colocarem passarelas no trecho BH-Confins. Aqui, na mesma época, estavam reivindicando a colocação de lombadas.
    Pronto. Chegamos ao ponto certo. Redutores de velocidade e radares.
    A solução é sim a implementação de passarelas e conscientização da população. É necessário educar o povo.
    Um sem número de semáforos aqui em São Luís poderiam ser reduzidos se fossem implementadas as passarelas.

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