O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse nesta 6ª feira (6.jan.2023) que algumas indicações do alto escalão são fruto de “acordo político”. O petista se dirigiu aos 37 ministros na 1ª reunião ministerial desde que assumiu o Palácio do Planalto.
Segundo o chefe do Executivo, não adianta indicar somente técnicos e não conseguir votos suficientes nas votações do Congresso. “Muitos de vocês são resultado de acordos políticos. Não adianta a gente ter o governo mais tecnicamente formado em Harvard e não ter votos na Câmara dos Deputados”, disse.
Lula também cobrou bom tratamento dos ministros para com os congressistas, lembrando que o governo precisa do Congresso e que não quer ouvir reclamações de deputados e senadores tomando “chá de cadeira” em ministérios.
“Não é o Lira que precisa de mim, é o governo que precisa da boa vontade da presidência da Câmara. Não é o Pacheco que precisa de mim, é o governo que precisa de um bom relacionamento com o Senado”, disse.
“Nós não mandamos no Congresso, dependemos do Congresso. Cada ministro tem que ter a paciência de atender bem cada deputado, senador, senadora. Senão, quando a gente vai pedir um voto, ele diz: não, fui em tal ministério e nem me receberam”.
Então não foi formação de Ministério, foi formação de quadrilha mesmo
Õ novidade!!! Até a Dilma sabe disso!!!
Será que alguém achava que tinha sido diferente?