Dino é ministro com maior impacto nas redes, mostra pesquisa

O Globo

Nos primeiros cem dias de governo Lula, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino (PSB), foi quem mais se destacou do primeiro escalão do Executivo nas principais plataformas digitais. A conclusão é de um levantamento feito a pedido do GLOBO pela empresa de análise de redes Bites.

Para chegar ao resultado, foram consideradas as contas oficiais de 33 ministros com perfis no Instagram, Facebook ou Twitter. A Bites elaborou um índice de tração que considera compartilhamentos, postagens e atribui pesos diferentes a depender do tipo de interação e da plataforma. Nessa linha, por exemplo, o Instagram é a rede com maior impacto e os compartilhamentos têm maior importância que as curtidas. O objetivo é medir a capacidade de uma conta em mover as redes.

Nessa metodologia, Dino superou os demais ministros e concentrou quase 18% da tração medida para todos os integrantes do primeiro escalão. O número é quase o dobro da segunda colocada, a ministra do Planejamento, Simone Tebet (MDB).

O titular da Justiça também teve o maior número de interações no período em sua conta oficial. Foram 7,4 milhões em 1.041 postagens. Tebet foi quem teve a maior média de interações por publicação (11.842). Quem mais se dedicou a fazer publicações foi Paulo Pimenta, que comanda a Secom, com 2.961 posts no período.

Dino também foi o ministro que mais cresceu em número de seguidores desde o início da gestão, com 383 mil. A avaliação da Bites é a de que Dino foi um dos protagonistas do debate digital em torno do governo federal em razão do 8 de janeiro, já que ocupa uma pasta relacionada à resposta aos ataques aos Poderes, mas também por embates travados com o bolsonarismo. O episódio mais emblemático foi sua ida, no mês passado, à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados.