Eduardo Braide institui Gabinete de Segurança Escolar

O prefeito Eduardo Braide instituiu, nesta segunda-feira (10), o Gabinete de Segurança Escolar. A iniciativa soma-se a outras ações que a Prefeitura de São Luís tem implementado na rede de ensino do Município e vai contribuir ainda mais com a construção da cultura da paz no ambiente escolar.

Entre as ações anunciadas pelo prefeito Eduardo Braide e que serão de responsabilidade do gabinete estão o aumento do efetivo e da frota da Ronda Escolar que terá o número de viaturas dobrado; criação de um protocolo de segurança a ser implementado nas unidades de ensino; ampliação do atendimento socioemocional nas escolas com equipes multiprofissionais que percorrem as unidades do Município. Também trabalhará, de forma efetiva, o combate às notícias falsas.

“A Prefeitura de São Luís tem trabalhado no sentido de garantir a segurança da comunidade escolar e estamos intensificando as ações com a criação do Gabinete de Segurança Escolar. Com a participação das secretarias de Educação (Semed), Segurança com Cidadania (Semusc) e Informação e Tecnologia (Semit), abrimos ainda para a participação dos entes estadual e federal com a finalidade de fortalecermos estas parcerias para combatermos a sensação de insegurança que tem tomado conta das escolas de todo o país”, destacou o prefeito Eduardo Braide que se reuniu, nesta segunda-feira (10), com os secretários Caroline Marques Salgado (Semed); Marcos Affonso (Semusc); Felipe Falcão (Semit); e de Governo (Semgov), Emilio Murad; bem como técnicos destes órgãos para deliberar sobre o tema.

“O gabinete visa fortalecer as ações integradas para garantia da segurança em nossas escolas a partir de ações estruturadas com outras secretarias. Por determinação do prefeito Eduardo Braide vamos intensificar as ações para que a comunidade escolar possa ter segurança para realizar suas atividades. No âmbito pedagógico, vamos intensificar as ações de apoio e acolhimento e implementar outras atividades para tornar o ambiente escolar mais tranquilo”, disse a secretária da Semed, Caroline Marques Salgado.

O prefeito Eduardo Braide também ressaltou que a Prefeitura fará um enriquecimento do ambiente escolar com a entrega de materiais didáticos, esportivos, pedagógicos e de lazer para as escolas do Município. O objetivo é melhorar a interação e a vivência dos alunos e profissionais da educação durante sua estadia na unidade de ensino.

Caberá ainda ao Gabinete de Segurança Escolar a prevenção e combate a situações de insegurança nas escolas; participação da comunidade escolar nas definições das políticas e ações de segurança; desenvolvimento de programas específicos voltados para gestores, professores e alunos; planejamento e execução simulada de reações a situações de emergência; realização periódica de diagnósticos da situação de segurança das imediações das unidades de ensino; entre outras medidas.

“A Semusc, com a Guarda Municipal, vai intensificar a ronda nas escolas, criando uma aproximação cada vez maior com a comunidade. Além disso, buscar parceria com o Estado e o Governo Federal para estarem conosco nesta jornada. A gestão do prefeito Eduardo Braide já faz este acompanhamento nas escolas, com palestras e orientação voltada para as crianças. Agora, o prefeito determinou e vamos intensificar estas ações”, destacou o titular da Semusc, Marcos Affonso.

2 pensou em “Eduardo Braide institui Gabinete de Segurança Escolar

  1. Esse gabinete nem paliativo é, e o Braide sabe disso. Ele não mencionou ou divulgou se irá implantar pelo menos câmeras de monitoramento nas escolas para que o vigilante tenha uma visão de todo o espaço escolar. Essa ronda que passa esporadicamente nas escolas não dá nenhuma segurança. Qd trabalhei numa escola fundamental do município, de vez em quando aparecia uns 4 guardas municipais entravam e perguntavam se estava tudo bem, depois iam embora. Mudei de escola e onde estou não vejo nada disso. Tem-se duas porteiras,que nunca tiveram cursos na área de segurança, cuja função r sobre abrir e fechar portões. Todo mundo que trabalha em escola sabe que se algo ocorrer não se terá um socorro imediato. Volto a dizer: escolas não são invadidas porque os meliantes não querem porque sabem que não encontrarão nenhuma resistência.. Existem várias escolas que os muros são muito baixos ou nem têm. O Sindeducação, anos atrás, sugeriu a criação da Guarda escolar com seguranças contratados via concurso público com treinamento semelhante ao de um guarda municipal ou de policial militar, mas o então prefeito Edivaldo recusou a ideia, e contratou empresa de portaria, JM serviços, que colocou centenas de porteiros, indicados, sem nenhum preparo, sem um curso sem nada, até hoje estão. São milhões gastos anualmente com empresas que efetivamente não oferecem segurança.

  2. Essa reunião é só para tirar foto, a semed esta sucateada , não tem internet, não tem escola boa e nem tem professores para suprir as disciplinas nas escolas

Os comentários estão fechados.