O Governo do Maranhão inaugurou, na manhã desta terça-feira (02), a 1ª Unidade de Tratamento para Queimados (UTQ) do Maranhão, no Hospital da Ilha, localizado no bairro Turu, em São Luís. Toda a obra foi executada pela Secretaria de Estado da Infraestrutura (Sinfra-MA).
O secretário de Estado da Infraestrutura, Aparício Bandeira, explicou que a Sinfra conduziu a obra desde o início. “Recebemos essa missão e, hoje, estamos ao lado do governador Carlos Brandão e da nossa equipe entregando a terceira etapa do Hospital, que é a Unidade de Tratamento de Queimados. São cerca de 850 metros quadrados de área construída, com 19 leitos e investimentos de cerca de R$ 10 milhões”, informou.
Durante a solenidade, o governador Carlos Brandão destacou a importância da entrega da UTQ. “É a primeira unidade especializada em tratamento de queimados do Maranhão das redes pública e privada. Não enviaremos mais pacientes para outros estados, agora, iremos cuidar dos nossos pacientes e seremos referência para receber pessoas de outras unidades da Federação”, afirmou.
ESTRUTURA
A ala de queimados do Hospital da Ilha tem banco de pele, câmara hiperbárica, áreas de cinesioterapia e balneoterapia e 19 leitos de UTI, além de equipe multidisciplinar com cirurgião plástico, dermatologistas, médicos intensivistas e clínicos gerais. “É um serviço de excelência que atenderá os pacientes de acordo com todas as normas do SUS, de forma integral”, destacou o diretor clínico do Hospital da Ilha, Dimitrius Garbis.
O subsecretário da Sinfra, engenheiro Ítalo Augusto, reforçou a importância da UTQ. “Essa unidade vai ser referência, com estrutura e equipamentos de primeira qualidade. É uma obra que marca o início de uma nova etapa na saúde do nosso estado e só quem tem a ganhar é a população do Maranhão”, ressaltou.
O secretário adjunto de Gestão Setorial da Sinfra, José Ribeiro, destacou a qualidade dos serviços de infraestrutura realizados. “É um bloco individual, com acabamentos de excelência para acomodar os 19 leitos, a câmara hiperbárica e as áreas da cinesioterapia e balneoterapia. É uma unidade moderna que vai servir de referência”, destacou.
Também presentes à solenidade, o secretário de estado da Saúde, Thiago Fernandes; o secretário-chefe da Casa Civil, Sebastião Madeira; o secretário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão; o presidente da EMSERH, Marcelo Duailibe; os deputados estaduais Neto Evangelista, Carlos Lula, Florêncio Neto e Ana do Gás; a diretora geral do Hospital da Ilha, Carolina Hortegal, entre outras autoridades.
A inauguração da UTQ ocorreu, juntamente, com a comemoração de 1 ano do Hospital da Ilha, que tem 46 leitos pediátricos e 168 adultos, totalizando 214 leitos. A primeira etapa da unidade foi entregue em abril passado.
Em 2022, o hospital contabilizou 863 cirurgias e, este ano, mais 595, totalizando 1.458 procedimentos, de julho do ano passado a fevereiro de 2023. De abril de 2022 a fevereiro de 2023, o Hospital da Ilha admitiu 2.300 pacientes.
Entre as especialidades ofertadas aos usuários do SUS, estão Ortopedia, Bucomaxilofacial, Neurocirurgia, Cirurgia Torácica, Cirurgia Geral, Ginecologia e Gastroenterologia, além de exames de Raio X, Ultrassonografia, Tomografia, Ressonância Magnética, Endoscopia e Colonoscopia.
O Hospital da Ilha recebe pacientes encaminhados para atendimentos especializados de média e alta complexidades.
SAIBA MAIS
- Uma equipe multiprofissional e multidisciplinar foi treinada para atuar na UTQ do Hospital da Ilha. O queimado é um paciente de trauma e exige um tratamento específico, principalmente, nas primeiras 48 horas. Daí, a importância da equipe multidisciplinar e capacitada para o atendimento.
- A UTQ dispõe de 19 leitos, sendo 06 pediátricos e 13 adultos, entre eles 2 de estabilização. O funcionamento será 24h como retaguarda para pacientes oriundos dos serviços de emergência, por meio da Central de Regulação de Leitos, conforme o protocolo de acesso estabelecido pela Secretaria de Estado da Saúde (SES).
- A UTQ conta com uma câmara hiperbárica, que tem como principal resultado para o paciente a aceleração da cicatrização, evitando infecções e atrofias musculares, além de uma sala de cinesioterapia que oferece um conjunto de exercícios terapêuticos que ajudam na reabilitação e na melhora de regiões comprometidas do corpo e uma sala de balneoterapia onde são realizados os banhos e trocas de curativos de forma segura e confortável para os pacientes.