Instalada na AL, frente busca entender causas da pobreza no MA

O deputado Arnaldo Melo (PP) definiu as áreas de educação, saúde, renda e governança como prioridades para a atuação da Frente Parlamentar de Combate à Pobreza, lançada na tarde desta segunda-feira (22), na Assembleia Legislativa do Maranhão. O evento contou com a participação da presidente do Legislativo Estadual, deputada Iracema Vale (PSB), do ex-governador Zé Reinaldo Tavares, atual secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico e Programas Estratégicos, e de representantes de órgãos dos governos federal e estadual.

”O Maranhão não é um estado pobre como se fala por aí. Nosso Estado tem extraordinárias riquezas naturais e podemos citar a região Sul como grande produtora de soja, milho e arroz, o que torna o Estado um grande exportador de grãos. Temos, ainda, outras regiões extremamente ricas, como a Baixada; o Leste; o Médio Mearim, com seu extraordinário rebanho de gado de corte e de nelores; Grajaú, com seu polo gesseiro, e os Lençóis, com seu potencial turístico e toda uma gama de riquezas”, disse Arnaldo.

Ele afirmou que o objetivo da Frente é aglutinar forças dos governos federal, estadual e municipal para traçar estudos e jogar um foco de luz sobre o que considera o ‘beco da escuridão’ no que tange à pobreza no Maranhão.  “Os municípios serão chamados, assim como o governo federal, para discutirmos o assunto. O governador Carlos Brandão, com quem estive recentemente, me garantiu que a Frente poderá contar com toda a estrutura governamental em suas ações”, afirmou.

Arnaldo destacou que a ação inicial  da Frente  consiste em  mapear os principais fatores que impedem o crescimento socioeconômico do Maranhão a partir de uma visão objetiva do problema, indicar ações concretas para a execução de políticas públicas capazes de diminuir os índices de pobreza e acompanhar a execução dos programas sociais já existentes, além de propor soluções inovadoras para sua melhor execução.

10 pensou em “Instalada na AL, frente busca entender causas da pobreza no MA

  1. Chama o ex-ministro da educação, Gastão Vieira. Ele tem uma ótima teoria sobre as causas da pobreza no Maranhão.

  2. Sim!! Tai uma frente parlamentar que é nescessaria!! Mas, só mesmo para que a frente parlamentar criada já comece os seus trabalhos com foco em uma das principais causas…Pois vejamos, uma das principais causas da pobreza continuar assolando a nós povo maranhense, e isso sem dúvida nenhuma, são que, aquilo que seria para melhorar a vida dos munícipes de cada município, ter servido por décadas e décadas, apenas para enriquecer a família daqueles que se se dizem representantes do povo, que, são prefeitos e deputados ligados aos prefeitos de cada cidade…!!

  3. É SO ESSES POLÍTICOS SE OLGAREM NO ESPELHO QUE ELES VERAO A CAUSA! A EXTENSÃO DESSA CAUSA, SE DEU DEPOIS QUE O CUBA DA ODEBRECHT, VULGO DINÓQUIO SORVETAO, VIROU GOVERNADOR POR 2 MANDATOS!

  4. Essa e simples de entender e resolver, nossos politicos estao preocupados com o bolso deles, com a proxima eleicao, com os apoios que vao obter e nao com a populacao, em criar renda, atrair investimentos, solucionar problemas da populacao que mais precisa, enquanto isso nao mudar o MA sempre estara no topo dos programas sociais.

    • Fácil fácil, basta devolverem o dinheiro das suas contas bancárias! Só muita Peroba!

  5. Não precisa de muito esforço para entender a causa da pobreza no Maranhão:
    1) a primeira oligarquia de Vitorino Freire, que durou 20 anos;
    2) a segunda oligarquia de Sarney, que durou 50 anos; Durante esse
    período, Roseana governou o Estado 4 vezes;
    3) as verbas destinadas ao Estado era desviadas pelo grupo dominante, que
    sempre controlaram os órgãos de controle.
    CONCLUSÃO: Tudo isso a despeito do Maranhão ter as terras mais férteis do Nordeste, 5 rios perenes, as praias mais bonitas do litoral nordestino. Flávio Dino blefou 8 anos, no governo, e deixou o Estado na lanterna do desenvolvimento brasileiro.
    POR FIM, vamos aguardar o que Brandão vai fazer!

  6. ESTE BANDO DE CANALHAS E PATETICOS DESTES DEPUTADOS VAGABUNDO E SAFADOS AQUI DO MARANHÃO SÃO SIMPLESMENTE RIDICOLOS, E CHAMA-LOS DE CANALHAS NÃO DEIXA DE SER UM ELOGIO.
    ENTENDER AS CAUSAS DA POBREZA NO MARANHÃO, É NO MINIMO SEREM BURROS AO EXTREMO OU SE TRATAR ISSO DE CANALHICE MESMO, É O MINIMO

  7. È fácil ! É só extirpar os politicos do Estado (governador, prefeito, e vereadores ) ….Atualmente o Maranhão tem o pior governo e a pior Assembleía Legislativa dos últimos anos…..Governador pintando paredes e botando na tv….deputados, aplaudindo…..todos levando ambulâncias para suas cidades e dizendo que foi obra sua…..o governador distribuindo ordens……

Os comentários estão fechados.